logo_desktop
CONHEÇA O GRUPO O Grupo
  • Acessibilidade
  • A
  • A
  • A
  • Portal Educacional
Portal Educacional

O que está procurando?

Buscar

Conheça o grupo

Faça o Login

Usuário
Senha

Sobre o curso

Coordenador(a) Coordenador de curso


  • Modalidade Presencial
  • Tipo de curso Tecnólogo
  • Duração 6 semestres

Carreira

Onde ele poderá atuar?

O Tecnólogo em Gestão Comercial poderá atuar em:

  • Gestão em saúde;
  • Legislação das áreas de saúde;
  • Gestão de materiais;
  • Custos hospitalares;
  • Serviços hospitalares e intermediários;
  • Documentação hospitalar;
  • Qualidade em serviços;
  • Recursos humanos;
  • Sistemas de informações;
  • Serviços de atendimento direto ao paciente;
  • Gestão de Planos de Saúde.

Ele sairá preparado para abrir algum negócio?

Praticar a cultura do empreendedorismo, é algo que se apresenta muito fortemente através da motivação e do desenvolvimento da capacidade empreendedora dos alunos, estimulando e propiciando ferramentas àqueles cuja vocação e/ou vontade profissional estiver direcionada à criação de um novo negócio;

Um dos objetivos propostos para os discentes visa despertar o interesse pela criação do próprio trabalho, transformando-os em atores conscientes no cenário de mudanças da economia mundial, que aponta o empreendedorismo como a grande revolução do século XXI.

Atividades Acadêmicas

TCC

A orientação do Trabalho de Conclusão de Curso, visa orientar os alunos no desenvolvimento de um Projeto por meio de metodologias que permita um aprofundamento nos conhecimentos das diversas áreas das Ciências Contábeis, promovendo um maior envolvimento com as atividades de pesquisa; além de também possibilitar melhores chances de sucesso profissional para o futuro egresso, dada a qualidade de formação propiciada pelo desenvolvimento do TCC.

O Trabalho de Conclusão de Curso apresenta, portanto, um caráter de aprofundamento acadêmico, embora traga contribuições para o sucesso profissional, diferindo metodologicamente do estágio, complementar o processo de ensino/aprendizagem.

Estágios

A vivência prática proporciona uma maior capacidade para o discente, além de ser um diferencial na formação dos estudantes.

Nesse sentido o Estágio curricular ou prática supervisionada é essencial para a preparação do aluno para o exercício da profissão. São realizados em entidades conveniadas públicas ou privadas e estão apoiados em instrumentos jurídicos (Convênios de Cooperação e Termos de Compromisso) celebrados entre a FIMCA e o local condescendente de estágio, de acordo com a legislação vigente.

Atividades Complementares

As atividades complementares visam permitir ao estudante trilhar sua trajetória acadêmica de acordo com sua vocação e interesses específicos e particulares. As atividades complementares criam um espaço maior de participação do aluno no processo de sua formação. Essa iniciativa se encontra em harmonia com a tendência da legislação e das políticas educacionais no sentido de flexibilizar os cursos, dando chance de o aluno buscar uma formação de acordo com suas aptidões.

Atividades de extensão

A extensão no curso ocorre através de cursos, assessorias, consultorias, seminários, atendimentos à população carente em grupos de atividades e estudos onde, docentes e discentes formam diferentes equipes de trabalho teórico e prático de forma a oferecer serviços relevantes para a comunidade.

Dentre as atividades de extensão existentes podemos destacar: • Ações educativas direcionadas à população em geral, em eventos promovidos pela sociedade civil organizada. Ações assistenciais e educativas em parcerias com as secretarias municipais e estaduais de caráter interdisciplinar. Ações assistenciais de média duração e em caráter permanente: ações de promoção a ética e melhoria da qualidade de vida junto a população residente em bairro periférico e junto a população ribeirinha, em projeto de caráter interdisciplinar.

Pesquisa

No curso de Gestão Hospitalar o desenvolvimento da pesquisa será sempre uma importante contribuição para a solução de problemas emergentes da realidade regional e mundial.

A ênfase maior será em linhas e programas de pesquisa que facilitem a integração entre as diversas áreas do conhecimento, tendência esta mundial, uma vez que é necessário o acompanhamento da velocidade das transformações das sociedades.

E PIBIC

Não temos acadêmicos com bolsa de estudos em andamento, atuando em projetos e orientados por docentes.

Egressos

O que o aluno FIMCA pode esperar assim que ele se formar?

O profissional formado pelo curso de Gestão Hospitalar da Faculdades Integradas Aparício Carvalho, adquirirá plena competência para a atuação gerencial nas diversas modalidades de serviços de saúde (clínicas, laboratórios, unidades básicas de saúde, hospitais etc.) que ofereçam assistência em diferentes níveis de complexidade (atenção primária, secundária, terciária, quaternária).

Poderá aplicar seus conhecimentos administrativos para coordenar, chefiar ou supervisionar os diversos serviços hospitalares em clínicas, laboratórios, spas, consultórios médicos e hospitais.

Propor soluções baseadas na complexidade do empreendimento, sem perder de vista a necessidade de otimização dos recursos humanos, materiais, patrimoniais e financeiros de organização.

Última atualização 28 de dezembro de 2022

Porquê na FIMCA

Qual o diferencial do curso?

O Curso de Graduação em Gestão Hospitalar tem como objetivo geral preparar profissionais na área hospitalar/gerencial, aptos a atuar no mercado de trabalho formal, convencional e especial nos seus diversos níveis de atuação. A formação profissional deve envolver os conhecimentos técnico e social. Conhecimentos estes que levem o profissional a compreender e assumir seu papel como elemento transformador da realidade social, com capacidade de administrar instituições de saúde pública ou privada, com vistas à obtenção de resultados positivos que representem avanços e aperfeiçoamento nos processos de atendimento nos campos social, assistencial e econômico-financeiro.

Aprendizagem utilizando projetos integradores

A visão global da matriz curricular é de que as disciplinas se contemplam e estão integradas de modo que os programas deverão propiciar a análise.

Desse modo, o pressuposto da organização curricular é a permanente abordagem de conteúdo organizada de forma sistemática, onde a metodologia e as interfaces com a realidade trarão a flexibilidade e atualização, assegurando padrões de qualidade na formação do tecnólogo em Gestão Hospitalar.

Nesse sentido o projeto integrador do curso, através do evento denominado Mostra de Inovação e Criatividade – MIC, é uma forma de contribuir com a contextualização da aprendizagem, a criatividade e para que o conhecimento construído ao longo de seu desenvolvimento faça sentido para o aluno em sua região.

O que acontece no curso

Solicitar minha Inscrição

Nome
Seu melhor email
Celular