logo_desktop
CONHEÇA O GRUPO O Grupo
  • Acessibilidade
  • A
  • A
  • A
  • Portal Educacional
Portal Educacional

O que está procurando?

Buscar

Conheça o grupo

Faça o Login

Usuário
Senha

Nossa História

Em 2001, um sonho idealizado se tornou realidade, a fundação e instalação de uma faculdade polo, excelência em educação e estrutura física no interior do Estado, no município de Jaru, nascia ali a Faculdade de Educação de Jaru – Unicentro, a primeira IES instalada no município. Autorizada pela portaria nº 563 de 22 de março de 2001 do Ministério da Educação, a Faculdade Unicentro iniciou suas atividades em abril de 2001 com o curso de Administração Rural e Urbana e Administração Pública primeiramente na Escola Municipal, Menézio de Victor, no Bairro Jardim dos Estados em Jaru.

Em janeiro de 2002 iniciou o curso de Pedagogia e em julho de 2002, o de Ciências Contábeis. Em 2004 inaugurou o Campus Unicentro, considerado um dos mais modernos do Estado de Rondônia, referência em acessibilidade, conforto e qualidade no Ensino Superior.

No ano de 2009 foram autorizados pelo MEC mais 03 cursos de graduação para a Faculdade Unicentro: Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, Curso de Ciências Biológicas e o Curso de Serviço Social. No Ano de 2015 foram autorizados os cursos superiores de Tecnologia em: Gestão em Agronegócio, Gestão em Recursos Humanos, Gestão Hospitalar e Gestão Pública.

Em Dezembro de 2016 a instituição anunciou à sociedade a fusão das Faculdades Integradas Aparício Carvalho com a faculdade Unicentro de Jaru, passando a adotar o nome FIMCA UNICENTRO – Faculdade de Educação de Jaru.

Nessa perspectiva a FIMCA UNICENTRO passou a contar em sua nova estrutura física, salas de aulas confortáveis, amplos laboratórios com equipamentos de última geração, biblioteca atualizada, área de convivência e localização de fácil acesso, respondendo de forma efetiva às necessidades de formação de profissionais e cidadãos éticos capazes de propor soluções para os problemas da sociedade.

Em maio de 2017 a Faculdade inaugurou as novas instalações do COMPLEXO EDUCACIONAL FIMCA UNICENTRO, solenidade que contou com a presença do Ministro da Educação Mendonça Filho.

No ano de 2019 iniciam os cursos da área de saúde Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Odontologia e Psicologia. Inicia também a construção de um moderno campus com 03 pavimentos, 66 salas de aulas com quase 7.000m2, com mais conforto para toda a comunidade acadêmica.

Ainda no ano de 2019 a Faculdade de Educação de Jaru – FIMCA UNICENTRO é recredenciada através Portaria nº 1786, de 21 de outubro de 2019. Neste mesmo ano são autorizados os cursos de Engenharia Civil e Engenharia Elétrica e recebeu comissão de avaliação do MEC/INEP para autorização do curso de Direito.

O ano de 2020 foi marcado profundamente pela pandemia da covid-19, apesar da crise econômica que atingiu a economia brasileira, a Faculdade de Educação de Jaru – FIMCA UNICENTRO continuou investindo na melhoria das suas instalações e finalizou a construção de um moderno campus, amplo e confortável. Teve início turmas dos novos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Direito.

Hoje são 18 cursos de graduação sendo: Administração, Agronegócio, Biomedicina, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Farmácia, Gestão Ambiental, Gestão Hospitalar, Gestão Pública, Gestão de Recursos Humanos, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social e mais de 10 cursos de Pós-Graduação.
Oportuno destacar que, a partir da experiência e a tradição em ensino superior do complexo FIMCA, aliado à busca constante pela inovação e desenvolvimento tecnológico, o Novo Projeto Educacional no Município de Jaru contribuirá com o processo de desenvolvimento da Região Central do Estado de Rondônia, por meio da oferta de um ensino de qualidade e da formação de profissionais qualificados.

A Faculdade de Educação de Jaru – FIMCA UNICENTRO reforça sua atuação como missão de formar profissionais generalistas, competentes e éticos em todas as áreas do conhecimento para atuarem, de forma cidadã, no mundo do trabalho, estabelecendo parcerias solidárias com a comunidade, em busca de soluções coletivas para os problemas locais e globais, contribuindo para o desenvolvimento social, econômico, ambiental e regional sustentável. Assim, o projeto da FIMCA UNICENTRO integra-se ao desenvolvimento de dessa produtiva região central do Estado, acreditando e realizando sonhos, contribuindo com progresso de Rondônia e do Brasil.