NAP
NAP - NAP
Atuar como link direto dos Mantenedores, Direção acadêmica e Coordenadores de curso, assessorando, supervisionando e apoiando a execução do Projeto Pedagógico dos cursos – (PPC’s), ofertados pela IES, atuando, sempre que necessário, com discentes e docentes no intuito de implementar, manter a qualidade no processo de educação e formação dos perfis profissionais inerentes aos cursos ofertados.
Objetivos específicos do NAP
- Convocar, coordenar e traçar estratégias eficazes para reuniões com as coordenações e/ou corpo docente dos cursos e administrativo para tratativas pertinentes aos processos de gestão e demais diretrizes da IES;
- Participar de forma efetiva em reuniões técnicas pertinentes a decisões fundamentais, envolvendo os processos de didática, planejamento e avaliação do ensino e da aprendizagem;
- Propor estratégias pedagógicas para maior aproveitamento e desenvolvimento de capital intelectual dos docentes e discentes;
- Participar ativamente da disseminação e implantação de Metodologias Pedagógicas que venham agregar valor à formação do discente no perfil profissional proposto no PPC do curso escolhido;
- Contribuir, coordenar, disseminar e acompanhar o devido cumprimento do calendário acadêmico;
- Acompanhar o cumprimento das estratégias e conteúdos previstos nos planos de disciplina específicos de cada curso junto à coordenação de curso, prestando devida orientação quando identificada necessidade;
- Participar de processos seletivos de coordenadores e docentes;
- Contribuir nas tratativas para soluções pertinentes a eventuais conflitos relacionados aos processos de ensino e de aprendizagem, com objetivo de melhoria continua dos processos;
- Identificar necessidade de capacitação docente em serviço junto ás coordenações;
- Promover capacitação didática pedagógica em serviço aos docentes através das coordenações de cursos de graduação;
- Disseminar Diretrizes de Educação de Graduação, nos níveis Nacionais, Estaduais e Municipais conforme especificidade e necessidade;
- Acompanhar os processos de implantação, oferta e avaliação de Diretrizes Educacionais nos cursos ofertados por esta IES, através das Coordenações de curso;
- Promover ações de estímulo, apoio, atualização e aperfeiçoamento do corpo docente no campo didático-pedagógico;
- Contribuir com a redução de evasão, desistência e insatisfação dos discentes com o curso, por meio de acompanhamento das metodologias de ensino e desempenho das coordenações e docentes;
- Coordenar, participar e elaborar, conforme necessidade identificada, da construção de documentos norteadores institucionais como: Propostas Pedagógicas, Regimentos, Manuais do docente, do discente, normativas, pareceres técnicos, relatórios e afins;
- Definir junto aos Mantenedores, Direção acadêmica e Coordenadores de cursos de Graduação os indicadores de qualidade;
- Acompanhar a oferta e alcance dos resultados planejados;
- Fomentar, propor e executar plano de ação periódico para melhoria dos resultados continuamente;
- Representar a IES sempre que necessário e determinado pelos Mantenedores e Direção Administrativa ou Acadêmica;
- Compartilhar, consultar, propor e executar demandas apresentadas pelos coordenadores de curso junto aos mantenedores, conforme diretriz institucional.
- Legislação de educação do Ensino Superior (Graduação, Pós Graduação, Especialização e afins.);
- Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação ofertados por esta IES;
- Regimento Interno da IES;
- Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos ofertados por esta IES;
- Manual do discente da IES;
- Manual do docente;
- Manual de Trabalho de Conclusão de Curso;
- Referenciais normativos, resoluções, diretrizes pedagógicas, operacionais nacionais e internas da IES para a articulação e melhoria dos processos de formação de egressos nos cursos de graduação, especialização e pós graduação da IES;
- Desenhos curriculares pertinentes aos cursos ofertados na IES;
- Projeto Politico Pedagógico da IES;
- Plano de desenvolvimento Institucional (PDI);
- Avaliação Institucional da Comissão Permanente de Avaliação (CPA);