No último dia 12 aconteceu a primeira palestra do PROJETO EDUCAÇÃO FINANCEIRA PESSOAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE JARU (RO). O projeto visa sensibilizar e promover a educação financeira pessoal aos jovens estudantes do ensino médio do município de Jaru/RO que estão matriculados nas escolas públicas, intuindo o exercício da gestão financeira pessoal consciente. Para isso, a equipe irá realizar palestras e diálogos interativos a fim de promover a relevância da educação financeira e nossa relação com o dinheiro; estimular alunos ao planejamento de suas finanças pessoais mediante a um orçamento familiar e a difundirem a experiência adquirida com a comunidade local; e promover os pilares do consumo consciente aos participantes, buscando atender aos princípios da ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, alinhado com agenda 2030 da ONU – Organização das Nações Unidas, atendendo às ODS 4, 8, 10 e 12.
A primeira escola beneficiada com o projeto foi a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Olga Dellaia e atendeu ao total de 51 alunos do 1º ano do ensino médio. O início aconteceu às 7h15min com o professor Edy Pollo Santos Hassegawa Moscoso como palestrante, que discorreu acerca da relação com o dinheiro, orçamento pessoal e consumo consciente, concomitante a atividades e diálogos interativos. Posteriormente, os acadêmicos responsáveis tiveram espaço para falar sobre a formulação da ideia e da possibilidade de executar futuramente mais projetos na escola. Em seguida, as representantes da cooperativa de crédito SICREDI, Rute Azevedo e Angela Almeida, que atua como parceiro do projeto e na ocasião, discorreu sobre a história da cooperativa de crédito SICREDI e possíveis soluções voltadas para o público estudantil. Rute comentou: “O Sicredi vê como prioridade e educação financeira dos nossos jovens, que vão compor o futuro do nosso país, com isso sempre vamos apoiar essas iniciativas, somos uma cooperativa por uma comunidade mais próspera”.
A palestra foi finalizada às 9 horas com sorteio de brindes.
A FIMCA Jaru agradece aos alunos Letícia Rodrigues Schmitz Victor França Vasconcelos, estudante do curso Ciências Contábeis, que colaboraram com a organização e realização do projeto.
Fonte: Ascom