Nos dias 25 e 26 de agosto de 2023, aconteceu em Porto Velho o II Congresso Rondoniense de Cirurgia, e entre as atividades previstas no evento, esteve a apresentação de trabalhos científicos.
O curso de Medicina da FIMCA-JARU teve um trabalho selecionado para ser exposto no congresso, o mesmo foi apresentado pela acadêmica Emanuelle Leite Galdino do primeiro ano do curso de medicina. O trabalho intitulado Infecções de Sítio Cirúrgico no Brasil teve como objetivo explorar a temática das Infecções de Sítio Cirúrgico (ISC) e pontuar como as medidas de assepsia contribuem para diminuição das taxas dessas infecções.
O estudo foi orientado pelo professor Doutor Tiago Barcelos Valiatti, e além da acadêmica Emanuelle, o resumo também contou com a autoria das acadêmicas Laysa de Souza Maia e Ana Laura Carrilho Alves também do primeiro ano de medicina da FIMCA-JARU, Matheus dos Santos Nunes da Universidade Nove de Julho e Yasmim Maria Barbosa Vasconcelos Lima da Universidade Tiradentes.
De acordo com a acadêmica Emanuelle apresentar a pesquisa no Congresso Rondoniense de Cirurgia foi uma grande experiência, pois estava rodeada de cirurgiões incríveis cheios de experiência. A acadêmica destaca ainda, que foi a realização de um sonho, e que espera que esse tenha sido o primeiro congresso de muitos.
O professor Tiago orientador do estudo, destaca que, o desenvolvimento de trabalhos científicos pelos alunos é muito importante, pois, contribui significativamente para o processo de formação acadêmica do aluno, permitindo que esse desenvolva a habilidade de escrita e apresentação.
Fonte: Ascom