A FIMCA Jaru tem o orgulho de anunciar que acadêmicos do curso de Direito foram aprovados na fase de qualificação do STF Moot, o primeiro julgamento simulado promovido pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A competição, de alcance nacional, reúne instituições de ensino superior de todo o país e visa promover o aprofundamento no estudo do Direito Constitucional por meio de práticas acadêmicas simuladas.
A equipe da FIMCA Jaru é formada pelos estudantes Adriely Eler Costa e Nilza Helena Fernandes de Abreu (3º período), Laysa Lucas do Nascimento, Fernando de Andrade Venturelle e Ericles Santos Ramos (7º período), além de Marcilene Nunes Baltazar (8º período). O grupo conta com a orientação dos professores Dr. Lucas do Couto Santana, da disciplina de Direito Constitucional, e Dra. Sabrina Karolyne Andrade Magalhães, da disciplina de Direito Civil.
Após a aprovação na fase inicial, os acadêmicos seguiram para a etapa teórica, que consiste na elaboração de dois memoriais jurídicos – um representando o polo ativo e outro o polo passivo do processo simulado. Os memoriais foram enviados ao STF no dia 23 de junho, e serão avaliados por uma banca composta por especialistas da Suprema Corte.
O STF Moot, em sua primeira edição, tem como objetivo proporcionar uma experiência acadêmica imersiva, aproximando os estudantes da prática jurídica nos moldes da mais alta instância do Poder Judiciário brasileiro. Inspirado em competições internacionais de moot court, o projeto simula julgamentos de casos fictícios com base em normas reais e jurisprudência consolidada.
Caso a equipe da FIMCA Jaru seja selecionada entre os dois melhores grupos do país, os estudantes participarão da fase presencial da competição, com sustentação oral no plenário do STF, em Brasília. A sessão contará com a presença de ministros, juristas e docentes de renome nacional.
A participação da FIMCA Jaru no STF Moot reforça o compromisso da instituição com uma formação jurídica de excelência, pautada no pensamento crítico, na prática qualificada e na preparação de profissionais aptos a atuar com protagonismo no cenário nacional. Além disso, evidencia o papel das instituições de ensino do interior de Rondônia no desenvolvimento de iniciativas acadêmicas de alta relevância.
Fonte: Ascom