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Acadêmicos de Pedagogia realizam seminário sobre Educação de Jovens e Adultos

16/06/2012 às 00h58min

Acadêmicos do 5º período do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação de Jaru (Unicentro) realizaram na última segunda-feira (11) o Seminário de Educação de Jovens e Adultos. A turma foi orientada pela professora Edileia Santos da disciplina de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O Seminário foi realizado no auditório da Unicentro e os temas discutidos foram os seguintes: “A importância de o Ato de Ler”; “Alfabetização de Adultos: Leitura e Produção de textos”; “Educação de Adultos – teoria, prática e proposta”; “O que é método Paulo freire?”; “Sete lições de Educação de Adultos” e “Relatos e experiências numa proposta construtivista”.

O objetivo do seminário foi promover espaços de discussões e reflexões sobre a prática pedagógica na EJA, considerando o que os jovens e adultos tem o direito de aprender em cada área do conhecimento e orientando sobre quais práticas docentes podem efetivar essa aprendizagem.

Almejou em primícias as discussões atenderem de forma positiva  às finalidades e às necessidades da EJA, considerando as particularidades e as contribuições de cada área do conhecimento para a formação dos jovens e adultos e para o atendimento às potencialidades e dificuldades destes no processo de ensino e aprendizagem.

Também buscou oferecer aos acadêmicos da Educação de Jovens e Adultos subsídios que implicam estabelecer processos e tempos de ensino, bem como conteúdos e métodos que considerem o perfil do aluno, suas formas de relacionar-se com o conhecimento e de atuar e viver na sociedade.

“Não se trata de negar a referência fundamental da educação escolar. Toda aprendizagem se faz necessariamente em função da leitura de mundo (isto é, da forma como se experimenta e se pensa a vida objetiva). A desconsideração disso, algo que infelizmente é frequente, é um fator essencial de insucesso”, declarou a professora Edileia, lembrando que daí o imperativo de reconhecer que “os termos jovens e adultos indicam que, em todas as idades e em todas as épocas da vida, é possível se formar, se desenvolver e constituir conhecimentos, habilidades, competências e valores que transcendam os espaços formais da escolaridade e conduzam à realização de si e ao reconhecimento do outro como sujeito.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

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