Nesta terça (09), aconteceu a abertura da Semana de Enfermagem FIMCA-JARU. A inauguração aconteceu no auditório da instituição e contou com a presença do Assessor Geral da Reitoria, Luiz Ibanor, e da Diretora Acadêmica Doutora Nelice Batistelli. Na mesa também estavam o Coordenador Geral da FIMCA JARU, professor Edson Damacena, a coordenadora de estágio do Núcleo de Saúde, a Psicóloga Monique Joana D’Arc, e o coordenador do Núcleo de Saúde, Bruno Paulo. A atividade celebra o mês da Enfermagem.
Como convidados para a abertura, compareceu o Secretário-Geral do Conselho Regional de Enfermagem, Régis Georg, que falou sobre as atividades do Conselho e a valorização da categoria.
Régis Georg ressaltou a relevância dos Conselhos de Enfermagem, responsáveis por fiscalizar e normatizar o exercício da profissão. O secretário-geral explicou como a fiscalização contribui para a qualidade dos serviços prestados. “A atuação dos Conselhos de Enfermagem é essencial para fortalecer a profissão e assegurar que os enfermeiros atuem de forma ética e qualificada, sendo reconhecidos e valorizados pelo seu trabalho. É por meio da fiscalização que fazemos valer a Lei do Exercício Profissional”, afirmou.
A atuação dos Conselhos vai além da fiscalização, pontua Régis. “Além das atividades fiscais essenciais, os Conselhos editam pareceres e resoluções sobre questões técnicas da Enfermagem. Promovem capacitação e atuam como interlocutores junto da categoria”, afirmou, citando a recente aprovação do Piso Salarial, fruto do diálogo da Enfermagem, em especial do Sistema Cofen/Conselhos Regionais, no Congresso Nacional.
Para o coordenador do curso de enfermagem e organizador do evento, Bruno Sousa, a semana da enfermagem é algo marcante na vida dos acadêmicos. “Mais do que marcante, é um momento de agregar conhecimento e novas experiências. Meu agradecimento especial aos secretário-geral do Coren-RO que esteve prestigiando e contribuindo com temas essenciais do nosso dia a dia”, disse.
Fonte: Ascom