logo_desktop
CONHEÇA O GRUPO O Grupo
  • Acessibilidade
  • A
  • A
  • A
  • Portal Educacional
Portal Educacional

O que está procurando?

Buscar

Conheça o grupo

Faça o Login

Usuário
Senha

Acadêmica de Medicina da FIMCA-Jaru participa do Congresso Brasileiro de Infectologia

30/10/2023 às 20h17min

A Sociedade Brasileira de Infectologia – SBI, através da Sociedade de Baiana de Infectologia – SBAI, realizou em Salvador, no Centro de Convenções Salvador, o XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia (Infecto2023), nos dias 19 a 22 de setembro de 2023. O evento é considerado um dos maiores nessa temática da América Latina.

Durante os dias de evento foram realizadas várias palestras, exposições empresariais e apresentações de trabalhos científicos. Dentre os trabalhos apresentados no congresso, estava um que foi desenvolvido pelo Grupo Rondoniense de Pesquisa em Ciências da Saúde da FIMCA-JARU. O GRPCIS da FIMCA-JARU é coordenado pelo professor doutor Tiago Barcelos Valiatti, e tem como principal objetivo realizar estudos que possam contribuir para o entendimento de aspectos relacionados as ciências da saúde. A principal linha de pesquisa do grupo atualmente é a vigilância genômica de bactérias multirresistentes isoladas no estado de Rondônia.

A acadêmica Laysa de Souza Maia do primeiro ano do curso de medicina foi a responsável por apresentar o trabalho Análise genômica de Acinetobacter baumanii resistente aos carbapenêmicos isolados na região amazônica: Resultados da plataforma Generate. A acadêmica, também participou de minicursos e de diversas palestras ofertadas durante o congresso.

Destaca-se que esse trabalho também conta com a autoria das médicas infectologistas Dra Mariana Pinheiro Alves Vasconcelos e Dra.  Antonieta Ferreira Machado de Oliveira, e Dra. Fernanda Carlos de Góis Oliveira, de funcionários do Lacen/RO (Rosineide Vieira Gois, Taiana Carvalho de Souza), pesquisadores da empresa parceira do projeto NEOPROSPECTA (Wellington Pine Omori, Allan Silva), AGEVISA (Tatiane Silva Carvalho) e FIMCA-JARU (Myrna Lícia Gelle de Oliveira). Vale destacar que a Rosineide Gois e a Taiana Carvalho também são acadêmicas do curso de Medicina da FIMCA-PVH.

Procuramos a acadêmica que nos enviou um relato de sua experiência:

Desde pequena, meus pais me ensinaram a correr atrás dos meus sonhos. Minha mãe sempre me disse “criei meus filhos para que eles voassem” e não foi diferente, eu literalmente voei  atrás do meu sonho e hoje o realizo aqui na FIMCA- Jaru. Desde o primeiro dia, prometi a mim mesma que não perderia nenhuma oportunidade que estivesse ao meu alcance e, assim, fui aproveitando cada possibilidade que surgia no meu caminho, como, por exemplo, prestigiar e apresentar no maior congresso de infectologia da américa latina que ocorreu em Salvador, minha primeira vez em solo baiano, e fui cativada pela rica cultura e hospitalidade que encontrei por lá.

Não consegui fingir costume, meu sorriso por estar em um congresso nacional levando um trabalho científico pela primeira vez era visível, além da segurança que senti, pois a instituição me preparou para aquele momento, agradeço primeiramente ao meu professor Dr. Tiago Valiatti por todos os ensinamentos excepcionais que permitiram entender sobre resistência antimicrobiana, pois sem este apoio a experiência não seria a mesma

Estar ali em Salvador, representando a faculdade naquele congresso me fez entender a importância do ciclo básico e de todas as matérias que vemos no dia-a-dia, muitas vezes pensamos que a medicina é somente anamnese, mas vai além disso, é sobre entender o funcionamento de células e microrganismos, este é o sentido da medicina, ser multidisciplinar. No congresso cercada de biomédicos, médicos, doutores em infectologia e farmacêuticos eu pude aprender mais ainda sobre resistência aos antimicrobianos, um dos maiores problemas de saúde pública no Brasil, além do sentimento de poder contribuir cientificamente com o trabalho “Análise genômica de Acinetobacter baumanii resistente aos carbapenêmicos isolados na região amazônica: Resultados da plataforma Generate” dando visibilidade ao estado de Rondônia e a região norte, propiciando que em breve,  a partir da Plataforma Generate possamos contribuir com o perfil epidemiológico de microrganismos gram-negativos do nosso país.

Além disso, quero expressar minha sincera apreciação aos organizadores do evento por sua dedicação incansável na criação de um ambiente propício para a troca de ideias e o avanço da Infectologia. A diversidade de palestras e a qualidade das discussões foram inspiradoras.

Portanto, deixo aqui sincera gratidão a FIMCA- JARU e aos meus professores por todo o respaldo que tiveram comigo e com  a minha ida ao congresso, vocês me ajudaram a moldar meu percurso acadêmico e estou ciente de que esta é apenas uma etapa de muitas, e estou ansiosa para representar nossa faculdade com dedicação e entusiasmo em futuros eventos.

 

Fonte: Ascom

Deixe o Seu Comentário

Publicações relacionadas