logo_desktop
CONHEÇA O GRUPO O Grupo
  • Acessibilidade
  • A
  • A
  • A
  • Portal Educacional
Portal Educacional

O que está procurando?

Buscar

Conheça o grupo

Faça o Login

Usuário
Senha

Acadêmicos de Administração visitam fábrica de refrigerantes Frisk em Ariquemes

09/11/2011 às 11h55min

Acadêmicos de todos os períodos do curso de Administração da Faculdade de Educação de Jaru (Unicentro) participaram na manhã deste sábado (05) de uma visita técnica à fábrica de refrigerantes Frisk em Ariquemes. A excursão foi coordenada pelo professor Israel Sciencia, coordenador do curso de Administração da Unicentro.

Os acadêmicos conheceram todos os setores da fábrica, desde a produção, envasamento e armazenamento dos produtos daquela fábrica, desde a água mineral Purágua, sucos Tampico, a bebida mista Kuarup e os refrigerantes Frisk. Acompanhados pelo responsável de Controle de Qualidade da empresa, Davi Ribeiro de Souza, eles aprenderam todo o sistema de processamento dos produtos.

Eles conheceram a linha de produção da água mineral Purágua, onde foi explicado o processo de tratamento, envasamento, armazenamento e distribuição. Aprenderam ainda o processo de fabricação do suco Tampico e dos refrigerantes Frisk, porém no momento da visita o equipamento de produção estava em manutenção. Os acadêmicos visitaram o laboratório de análise microbiológica e o Setor de Controle de Qualidade, onde amostras de cada lote ficam em quarentena até a data de vencimento.

Após visitar as instalações da fábrica eles tiveram a oportunidade de conhecer o proprietário do empreendimento, José Vilas Boas, que com muita simpatia respondeu a vários questionamentos dos acadêmicos. Ele contou um pouco da história da sua empresa, onde explicou que começou no ramo de laticínios em Ariquemes, no qual trabalhou por cerca de 20 anos e, após comprar a franquia da marca americana Tampico há aproximadamente 13 anos, resolveu posteriormente seguir apenas na fabricação de bebidas.

Disse ainda que quando resolveu fabricar refrigerantes, buscou um nome interessante, o qual considerou fundamental para o sucesso do produto e após vários palpites, a nora Edinéia sugeriu Frisk, o que foi escolhido. O filho Fernando Vilas Boas é o engenheiro químico responsável pela fórmula do refrigerante, que tem agradado muito aos rondonienses, principalmente o Frisk cola, que se assemelha bastante ao sabor da marca de refrigerantes mais famosa do mundo.

A fabricação teve início em dezembro de 2009 e a meta de vendas estipulada para 6 meses foi alcançada em 3 e a de um ano em apenas 6 meses. “O nosso maior vendedor é o sol”, brincou ele ao falar do segredo do sucesso de vendas do refrigerante Frisk, mas com certeza a qualidade do produto é a principal responsável por esse sucesso.

O empresário revelou que Jaru é a cidade onde mais vende o Frisk, proporcionalmente ao número de habitantes, creditando o alto número de vendas a uma parceria com o empresário João Gonçalves (Supermercados Irmãos Gonçalves), seu maior cliente, o qual disse que já mantém relações comerciais há vários anos.

A fábrica da Frisk tem 12 mil metros quadrados e é responsável por cerca de 150 empregos diretos e o empresário José Vilas Boas já pensa em expandir seus produtos, lançando nos próximos 90 dias uma bebida energética e em breve também chope, e seus negócios, uma vez que esteve recentemente em Porto Maldonado no Peru realizando estudos de mercado para quem sabe começar a exportar seus produtos para aquela região. 

Deixe o Seu Comentário

Publicações relacionadas