logo_desktop
CONHEÇA O GRUPO O Grupo
  • Acessibilidade
  • A
  • A
  • A
  • Portal Educacional
Portal Educacional

O que está procurando?

Buscar

Conheça o grupo

Faça o Login

Usuário
Senha

Acadêmicos de medicina apresentam trabalho científico no 1º Simpósio de Medicina Tropical e Doenças Transmitidas por Vetores do Estado de Rondônia

25/10/2023 às 09h33min

Entre os dias 26 e 27 de setembro de 2023 aconteceu o 1º Simpósio de Medicina Tropical e Doenças Transmitidas por Vetores do Estado de Rondônia (Simetrop) e entre as atividades previstas no evento, esteve a apresentação de trabalhos científicos.

O curso de Medicina da FIMCA-JARU teve um trabalho selecionado para ser exposto no congresso e o mesmo foi apresentado pelos acadêmicos Glenda Batalha Mota e Eduardo Teixeira da Silva do primeiro ano do curso de medicina. O trabalho intitulado Análise epidemiológica da Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA), no estado de Rondônia, por região de saúde – de 2012 a 2022 teve como objetivo explorar os casos dessa doença parasitária que ainda é muito presente no estado de Rondônia.

O estudo foi orientado pelo professor Doutor Tiago Barcelos Valiatti, e além dos acadêmicos mencionados anteriormente, o resumo também contou com a autoria dos acadêmicos, Eugênio Alves Guida Filho e Felipe Gonçalves Holanda, também do primeiro ano de medicina da FIMCA-JARU.

De acordo com a acadêmica Emanuelle, apresentar a pesquisa no Congresso Rondoniense de Cirurgia foi uma grande experiência, pois estava rodeada de cirurgiões incríveis cheios de experiência. A acadêmica destaca ainda, que foi a realização de um sonho, e espera que esse tenha sido o primeiro congresso de muitos.

De acordo com a acadêmica Glenda, “a experiência foi uma grande oportunidade para aprender não apenas sobre a realidade brasileira, mas também como está a situação de doenças negligenciadas no mundo contemporâneo. Foi grandioso estar no primeiro período e ter contato com pesquisadores renomados. Me arriscaria dizer que foi uma oportunidade pra sonhar e entender das melhorias que muitos vêm lutando para efetivar mudanças necessárias na saúde.”

Já o acadêmico Eduardo pontua que, “Participar do I SIMETROP organizado pela FIOCRUZ-RO foi uma experiência única, na qual pude aprender muito sobre o tema medicina tropical e doenças transmitidas por vetores. Foi uma grande oportunidade de ter conhecimento que foi muito além da área médica e abrangeu várias áreas do conhecimento com grandes pesquisadores da área em questão. Uma palavra que define muito bem essa experiência é APRENDIZAGEM.”

O professor Tiago orientador do estudo, destaca que, a busca pela escrita científica contribui de forma muito positiva na formação dos acadêmicos, pois fornece subsídios para que os mesmos possam posteriormente conduzir estudos científicos, além de ampliar o conhecimento acerca de doenças de importância para a comunidade, como é o caso da Leishmaniose.

 

Fonte: Ascom

Deixe o Seu Comentário

Publicações relacionadas