logo_desktop
CONHEÇA O GRUPO O Grupo
  • Acessibilidade
  • A
  • A
  • A
  • Portal Educacional
Portal Educacional

O que está procurando?

Buscar

Conheça o grupo

Faça o Login

Usuário
Senha

ACADÊMICOS DE PEDAGOGIA REALIZAM VISITA À EFA DOM ANTÔNIO POSSAMAI E À ESCOLA RURAL MARECHAL CORDEIRO

04/12/2019 às 20h44min

A FIMCA/UNICENTRO busca através do seu curso de Pedagogia formar profissionais com competências que os tornem aptos a enfrentar variadas situações e que se envolvam de forma satisfatória nas diferentes experiências sociais e de trabalho, para tanto tem possibilitado aos acadêmicos o contato com a realidade local, seja através dos estágios seja por meio de visitas técnicas como as ocorridas nos meses de outubro (dia 23) e novembro (dia 11). Na ocasião, acadêmicos do 8º período de Pedagogia, acompanhados da professora Ivanir Olegário de Menezes, puderam conhecer de perto como funciona a educação do campo.

 Na escola rural Marechal Cordeiro de Farias, localizada na linha 619 em Jaru, o diretor e o secretário da instituição não somente mostraram toda estrutura física como também detalharam o trabalho pedagógico (principalmente dos anos iniciais), a participação dos pais e os desafios. Professores disseram estarem satisfeitos trabalhando na escola rural, dentre as vantagens relataram o número de alunos em sala, o ambiente agradável e acolhedor e principalmente por acreditarem que a educação transforma vidas.

Na Efa Dom Antônio Possamai, linha 623, km 02 Jaru, que oferece o curso médio profissionalizante técnico em Agroecologia, a coordenadora pedagógica recebeu os acadêmicos e conversou com eles sobre a organização do trabalho pedagógico, em especial como funciona a “Pedagogia da Alternância”, calendário, seleção dos interessados, participação da comunidade. Duas educandas apresentaram as dependências da instituição, incluindo a sala verde, localizada no meio da mata, onde os alunos têm aulas práticas e gincanas. Também conheceram as trilhas que dão acesso ao chiqueiro de porcos e a uma quadra de vôlei, a horta no modelo mandala, bem como dormitórios, salas, refeitório, etc. As alunas ainda mencionaram a rotina deles nos 12 dias que ficam na escola e elogiaram o ensino oferecido lá.

Para os acadêmicos foram experiências enriquecedoras, pois cada visita possibilitou relacionar teoria e prática, aprendizagens significativas que só se adquire através desse contato com a realidade. Deixamos aqui registrado o nosso sincero agradecimento aos gestores e profissionais das duas escolas pela excelente recepção.

 

Fonte: Assessoria

Deixe o Seu Comentário

Publicações relacionadas