Os acadêmicos de psicologia da Faculdade FIMCA-UNICENTRO de Jaru, realizaram durante o mês de setembro diversas ações alusivas à campanha Setembro Amarelo (mês de conscientização e prevenção ao suicídio), entre às ações realizadas, diversas palestras foram ministradas pelos acadêmicos com o intuito de informar sobre a campanha e ainda, conscientizar sobre a prevenção ao suicídio e formas de buscar ajuda em caso de instabilidades e conflitos emocionais. Algumas dessas ações foram desenvolvidas no batalhão da Polícia Militar, pelo 4º e 6º período de psicologia, pois considerando a complexidade da demanda atendida pelos policiais e a rotina exaustiva, a ação teve intuito de incentivar a busca de ajuda em caso de dificuldades emocionais advindas do meio social, profissional e pessoal. Os acadêmicos participaram a convite das integrantes da polícia Militar Psicólogas Emelly Samarha, Nádia Schmidt e Cabo Agnes Karolyne.
As palestras foram ministradas pelo 6º período de psicologia em uma indústria de laticínios – Italac, em que os acadêmicos se revezaram em diversos turnos para realização das palestras e dinâmicas, que visou também conscientizar os trabalhadores sobre a importância da saúde mental, e sobre estar atento aos cuidados emocionais não somente conosco, mas também com quem está a nossa volta que emitem diversos sinais como pedidos de ajuda, e assim, identificarem tais sinais. Outras palestras foram realizadas nas escolas, em um primeiro momento foi realizado para crianças de 8 a 10 anos, em horário diurno, em uma escola Municipal (Escola Maria de Lourdes), e visou abordar com crianças a importância da expressão emocional e de reconhecermos nossos sentimentos, às crianças foram ainda instruídas sobre buscarem ajuda em caso de enfrentarem algum problema emocional e que os sentimentos são passageiros, alertando-os sobre os riscos de quem comete suicídio, e perde a própria vida pela dificuldade de não reconhecerem as próprias emoções e não pedirem ajuda. No segundo momento, a palestra foi realizada em horário noturno em uma escola estadual (Olga Dellaia), para alunos do 3º ano do ensino médio, e visou também conscientizá-los sobre a importância de cuidarmos da saúde mental e não hesitarmos em buscar ajuda em caso de necessidade, e, dificuldades emocionais.
Em todos os momentos foram abordados sobre os canais de comunicação e recursos que se pode buscar ajuda e realizar tratamento psicológico. As ações dos acadêmicos contribuíram para que as pessoas percebam que cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar da saúde física, e que a falta da saúde mental pode colocar em risco a nossa própria vida. As ações dos acadêmicos foram direcionadas e supervisionadas por professores, coordenadora de curso, e psicólogas da polícia militar. A direção geral e a coordenação de psicologia parabenizam a todos os acadêmicos pelas brilhantes ações desenvolvidas em prol da saúde metal.
Fonte: Assessoria FIMCA