Acadêmicos do 2º período do curso de Serviço Social da Faculdade de Educação de Jaru (Unicentro) realizaram na noite desta sexta-feira (25) o Debate de Teorias Sociológicas, com ênfase em “Política, Governo, Estado e Sociedade”. O projeto do Debate Filosófico é de autoria dos acadêmicos Rubya Kelly Silva dos Santos, Dyuliane Santos Zucov e Wallace Miguel Nascimento Pinto, sob orientação dos professores Philiane Paulino da Silva e Naziazeno de Santana Neto e as discussões foram bastante acirradas.
O projeto Debate de Teorias Sociológicas foi apresentado como parte dos requisitos à complementação educativa e avaliativa nas disciplinas de Teoria Sociológica II e Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos I e teve como temas: “Do contrato social” (J. J. Rousseau), “Da sociedade civil e a República” (Gramsci), “Ciência política e sociedade”, “Política, homem e sociedade”, “Governo (tipos e formas) e autoridade” (J. J. Rousseau), “O poder e a sua divisão” (Governo e legitimidade), “Origem, conceito e formas de Estado” e “Estado, nação e território”.
A turma foi divida em oito grupos, que pesquisaram sobre os seus temas e, através de debate, defenderam suas teses em enfrentamento contra outros grupos, tendo como mediador o radialista Anísio Mendes e sendo avaliados por uma mesa composta pelos professores Philiane, Neto e Ana Paula Mafia Policarpo.
Segundo os coordenadores do projeto, o debate tem fins específicos aos acadêmicos de Serviço Social, como um espaço de reflexão sobre o conhecimento sociológico histórico, buscando descobrir a sua importância real, para a formação de uma mentalidade de tolerância e de diálogo entre as diferenças, estabelecidas a partir da relação aluno-professor-fculdade-sociedade. A construção do conhecimento a partir do debate com o diferente, deve ser respaldada na real consistência das necessidades humanas, em todos os níveis, desde o senso comum, passando pela sociedade, tendências, política, métodos e conteúdos.
A Unicentro, nesse sentido, por ser uma instituição que ressalta o prisma da formação, respeitando as diferenças como riqueza cultural, onde se desenvolvem verdadeiros conhecimentos úteis à sociedade e ao processo educativo, que a ela cabe a responsabilidade de formação, principalmente humana, os acadêmicos de Serviço Social criam e desenvolvem verdadeiros debates a temática sociológica para o aprimoramento geral.