logo_desktop
CONHEÇA O GRUPO O Grupo
  • Acessibilidade
  • A
  • A
  • A
  • Portal Educacional
Portal Educacional

O que está procurando?

Buscar

Conheça o grupo

Faça o Login

Usuário
Senha

CPA vem aplicando questionários a acadêmicos da instituição

23/05/2012 às 08h50min

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade de Educação de Jaru (Unicentro) vem distribuindo questionários aos acadêmicos dos diversos cursos para que seja feita uma auto-avaliação da instituição. A CPA da Unicentro tem o propósito de coordenar a realização das etapas de auto-avaliação, visando, sobretudo, a melhoria da qualidade do ensino, efetividade acadêmico-social e manutenção da missão e responsabilidade social da instituição.

A CPA elabora periodicamente questionários de avaliação que são aplicados nos diversos setores da faculdade, o que permite a verificação do cumprimento da missão e das políticas institucionais. A CPA, que é formada pela Direção e por professores, funcionários e alunos da instituição, beneficia-se da auto-avaliação na medida em que adquire subsídios para refletir sobre seu projeto acadêmico-institucional e transformá-lo. Três componentes básicos caracterizam processos distintos de avaliação: a avaliação institucional, a avaliação dos cursos de graduação e a avaliação do desempenho dos estudantes, conhecida agora por ENADE.

Sendo parte de um mesmo sistema de avaliação, cada um destes processos é desenvolvido em situações e momentos distintos, fazendo uso de instrumentos próprios, mas articulados entre si. A avaliação engloba dimensões como ensino, produção acadêmica, extensão e gestão universitária, e seus índices são expressos quantitativa e qualitativamente.

As dimensões avaliadas são: Missão, Plano de Desenvolvimento Institucional; Políticas para o Ensino, a Pesquisa, a Pós-graduação, a Extensão; Responsabilidade social da instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social e ao desenvolvimento econômico e social; Comunicação com a sociedade; Políticas de pessoal, de carreiras do corpo docente e corpo técnico-administrativo e as condições de trabalho; Organização e gestão da instituição; Infra-estrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação; Planejamento e avaliação, especialmente em relação aos processos, resultados e eficácia da auto-avaliação institucional; Políticas de atendimento aos estudantes, e sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior.
As avaliações são realizadas através de questionários específicos, contemplando as dimensões de cada etapa, integral ou parcialmente, considerando que a prática contínua do processo avaliativo permite a inclusão de aspectos que possam surgir em virtude das diferentes circunstâncias estruturais ou conjunturais ou decorrentes do próprio processo avaliativo. Os questionários propõem uma abordagem objetiva, através de itens e indicadores qualitativos de fácil identificação, e oferecem o espaço para uma reflexão mais ampla, de natureza subjetiva.

O diretor Acadêmico Rádeo Sousa Silva declarou que a avaliação institucional retrata o compromisso institucional com o autoconhecimento e sua relação com o todo, em prol da qualidade de todos os serviços que a Faculdade Unicentro oferece para a sociedade de Jaru e região. “A CPA propõe a realização de avaliações processuais, tanto na perspectiva das questões do ensino-aprendizagem quanto dos aspectos infraestruturais e técnicos administrativos”, finalizou ele.

Segundo o secretário Geral da Unicentro e membro da CPA, Edson Martinho Almeida Damacena, os questionários que vêm sendo distribuídos nesta etapa visam à avaliação do corpo docente da instituição.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Deixe o Seu Comentário

Publicações relacionadas