Acadêmicos de Administração, sob orientação do coordenador do curso, professor Evaldo Arruda Pinto, realizaram na noite desta quinta-feira (16), no auditório da instituição, uma palestra com o tema: “Condições precárias de trabalho e ética nos negócios: Caso Nike”, ministrada pelo administrador Marcos Aurélio Borchardt.
Borchardt é mestrando em Administração pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Possui especialização em Engenharia da Produção, especialização em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela Faculdade de Tecnologia Internacional (FATEC) e graduação em Administração pela Universidade do Estado de Mato Grosso.
Na oportunidade o palestrante apresentou um interessante estudo de causa sobre a Nike, empresa norte-americana, considerada uma das maiores no segmento de roupas e calçados para esportes. Segundo a pesquisa, a Nike possui em sua estrutura uma rede de 600 fábricas contratadas, empregando diretamente 550 mil pessoas, e vende seus produtos em 140 países, com revendas anuais estimada em US$ 10 bilhões. O estudo apresenta certas críticas ao sistema que a empresa utiliza para fabricar seus produtos, com fábricas terceirizadas e que nem sempre se responsabilizou pela forma que elas mantinham seus funcionários.
Participaram da palestra acadêmicos do 1º, 3º, 5º e 7º períodos de Administração, do 1º e 5º períodos de Ciências Contábeis e do 1º período de Pedagogia.
Fonte: Assessoria de Imprensa