No dia 17 de fevereiro, os alunos do terceiro período do curso de Direito da Faculdade de Educação de Jaru – FIMCA Jaru vivenciaram na prática o funcionamento do Poder Legislativo ao acompanharem os trabalhos da Câmara Municipal durante uma sessão plenária. A atividade acadêmica faz parte da disciplina de Direito Constitucional II e foi conduzida pelo professor e defensor público Lucas do Couto Santana, Coordenador do Núcleo da Defensoria Pública de Jaru.
Durante a sessão, os estudantes acompanharam debates e votações sobre projetos e prazos de interesse público. Entre os temas discutidos, destacam-se a “Carteira de Identificação para Pessoas com Fibromialgia”, “a pavimentação asfáltica de diversas ruas do município” e “a revitalização do Ginásio Sebastião Mesquita”, além de terem uma preleção pelo Vereador Rafael sobre a dinâmica dos trabalhos.
Além disso, a 5ª Sessão Extraordinária da Câmara deliberou sobre a abertura de créditos adicionais especiais e suplementares, valores destinados a diversas áreas, como a aquisição de um ônibus para transporte de pacientes do Tratamento Fora de Domicílio (TFD), infraestrutura urbana e melhorias na sinalização viária. Também se pode acompanhar diversas sustentações orais dos vereadores em plenário.
O defensor público Lucas do Couto Santana, que acompanhou os alunos, ressaltou a importância da experiência para a formação dos futuros juristas. “A vivência legislativa proporciona uma compreensão mais profunda da relação entre os poderes e da construção do Direito na prática”, destacou.
A iniciativa demonstra preocupação do Defensor e do Professor Lucas em unir a atuação da Defensoria com a promoção e educação de direitos, somados aos propósitos da atual Coordenação do Curso de Direito da FIMCA, sob a liderança do professor e Dr. Indiano Pedroso, onde a experiência acadêmica fortalece a conexão entre teoria e prática, preparando os alunos para uma atuação mais consciente e participativa na sociedade.
Fonte: Ascom