Os acadêmicos do curso de enfermagem 4º período, da FIMCA UNICENTRO realizaram na manhã do último sábado (20/11) um Pit Stop com o objetivo de promover a conscientização para a prevenção das IST. A atividade foi realizada dentro da disciplina de Epidemiologia, coordenada pela professora enfermeira Márcia Gisele, e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Jaru, da vereadora Sol de Verão, além da Coordenação do Núcleo de Saúde da instituição.
As infecções sexualmente transmissíveis (IST) são infecções causadas, por vírus, bactérias ou outros microrganismos, que são transmitidos principalmente, através das relações sexuais sem o uso de preservativo com uma pessoa que esteja infectada, e geralmente se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas, feridas ou verrugas anogenitais.
Algumas IST podem não apresentar sinais e sintomas, e se não forem diagnosticadas e tratadas, podem levar a graves complicações, como infertilidade, câncer ou até morte. O tratamento das IST melhora a qualidade de vida do paciente e interrompe a cadeia de transmissão dessas doenças. A prevenção é a melhor forma de combate as IST. Dentre as formas de prevenção podemos citar o uso de preservativo nas relações sexuais, medidas de higiene, manutenção das vacinas atualizadas, a realização da testagem rápida periódica. As IST estão entre os problemas de saúde pública mais comuns em todo o mundo, com uma estimativa da OMS – Organização Mundial da Saúde de 376 milhões de casos novos por ano.
A instituição parabeniza a todos os acadêmicos envolvidos e a professora da disciplina.
Fonte: Ascom