Na última quinta (06), aconteceu o Talk Show da primeira edição do “Café CEA”, promovido pelos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Faculdade de Educação de Jaru – FIMCA Unicentro. O tema foi “Organizações civis como instrumento para o desenvolvimento local” e teve como convidadas Marcileide Alves Zirondi, representando o Sebrae, e Priscila Noguti Alencar Silva Neiva, representando o Sicredi, intermediado pelo professor Edy Moscoso.
O encontro foi realizado em parceria com o Sicredi (Sistema de Crédito Cooperativo) e Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). O evento aconteceu no espaço da agência Sicredi. O projeto foi idealizado pelo professor Edy Moscoso.
Os acadêmicos Letícia Rodrigues e Victor França abriram oficialmente o evento, cumprimentando as autoridades e todos os presentes, agradecendo o apoio dos parceiros e convidando o coordenador dos cursos de graduação de Administração e Ciências Contábeis, professor Mykael Armando Miquelini, para representação da IES em sua fala. Em seguida, chamam a frente o professor Edy Moscoso para exercer o papel de mediador, solicitando que as convidadas assumam seus lugares.
Em seu discurso, Marcileide falou sobre a importância do SEBRAE, como efetivou-se sua instalação em 2020 em Jaru e o impacto positivo das atividades ao longo desses 3 anos. Dentre as ações, enfatizou-se o oferecimento de palestras e cursos no formato presencial ou online voltados para a capacitação empreendedora, podendo ser acessados ou solicitados por meio do site oficial do SEBRAE/RO ou comparecendo até a unidade de atendimento. Esclareceu como funciona a educação empreendedora, notabilizada através do projeto JEPP – Jovens Empreendedores Primeiros Passos, aplicado em todas as escolas municipais da região.
Priscila expôs como o fundo social da cooperativa vem sendo aplicado em entidades, atividades e projetos direcionados ao benefício da comunidade, tais como as ações de apoio ao Lar do Idoso e a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e o projeto Horta Comunitária, em parceria com o IFRO e seus alunos. Evidenciou a preocupação em fomentar energicamente a educação e inclusão financeira da comunidade, com programas desenvolvidos em escolas que contam com a distribuição de cartilhas e oportunização de visitas a Sicredi para que as crianças entendam o funcionamento da prática financeira.
O evento Café CEA é um projeto de extensão que visa propiciar um ambiente onde acadêmicos possam experienciar conhecimentos referentes a temas atuais e de negócios, imerso sobre a ótica informal de uma cafeteria, aprendendo diferentes aspectos do conhecimento com os palestrantes convidados.
A metodologia adotada de trabalho é altamente interativa, na qual os participantes se envolvem com o apresentador/mediador, estabelecendo assim um diálogo a partir de situação problema intencional relacionada com o tema. Espera-se como resultado que os alunos possam adquirir os devidos conhecimentos teóricos e soluções aos problemas propostos, visto o aumento da concepção perante a sociedade mercadológica, sendo as turmas dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Engenharia o público alvo beneficiado.
Fonte: Ascom