Pedagogia
Sobre o Curso
Sobre o curso
Carreira
Carreira
Da perspectiva das Diretrizes Curriculares para o Curso de Pedagogia, o campo de atuação constitui-se das seguintes áreas:
- Docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nas disciplinas pedagógicas do curso de Ensino Médio na modalidade Normal, assim como em Educação Profissional, na área de serviços e apoio escolar, além de em outras áreas (educação indígena, de jovens e adultos, de pessoas com deficiência e/ou portadoras de necessidades educacionais especiais, e outras áreas emergentes no campo sócio educacional, tal como a Educação e Saúde) nas quais conhecimentos pedagógicos sejam previstos;
- Gestão educacional, entendida numa perspectiva democrática, que integre as diversas atuações e funções do trabalho pedagógico e de processos educativos escolares e não escolares, especialmente no que se refere ao planejamento, à administração, à coordenação, ao acompanhamento, à avaliação de planos e de projetos pedagógicos, bem como análise, formulação, implementação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas e institucionais na área de educação;
- Produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional.
Atividades Acadêmicas
Atividades Acadêmicas
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
Não é obrigatório.
Estágio Supervisionado
A realização do estágio representa um momento de análise crítica dos estudos teóricos, se constituindo como parte do processo de aprendizagem e
reflexão científica, a partir do exercício da profissão docente.
O estágio cumpre com sua finalidade quando leva os alunos à realização de análises das realidades sobre as quais atuarão e, também, como fonte de
experiências concretas para as discussões sobre as questões de ensino e procedimentos pedagógicos.
Cada um dos estágios, como componentes curriculares, está organizado por meio de várias articulações que visam contemplar a relação com outras
instâncias da vida acadêmica, a saber:
– ao enfatizar a atitude investigativa que o aluno deverá desenvolver pesquisando, analisando, refletindo e registrando dados a partir de sua atuação
nos ambientes educativos no âmbito da pesquisa;
– ao oportunizar à comunidade que acolheu o estagiário e à comunidade universitária os conhecimentos técnico-científicos do campo pedagógico,
construídos pelos acadêmicos durante o curso.
Os Estágios Curriculares Supervisionados Obrigatórios estabelecem vínculos de responsabilidade social da Universidade e do curso junto aos
sistemas de ensino e/ou instituições que veiculam situações de ensino e de aprendizagem em seus ambientes, tornando-se fontes de compreensão e atuação do profissional egresso do curso.
Atividades Complementares
As Atividades Complementares são aquelas atividades de caráter acadêmico-científico-cultural que contribuem para o enriquecimento das vivências do/a aluno/a em seu percurso de formação. Fazem parte deste agrupamento, as vivências dos alunos em pesquisa, extensão, congressos, seminários e atividades estudantis.
As Atividades Complementares de Graduação podem ser realizadas do primeiro ao nono semestre do curso e podem ser validadas em cada semestre,
desde que o aluno entregue na Secretaria Acadêmica, em período indicado no calendário acadêmico, os comprovantes exigidos para cada uma.
Egressos
Egressos
É objetivo da Faculdade de Educação de Jaru que o egresso de seu curso de Pedagogia receba uma formação profissional que o torne capaz, principalmente, de contribuir para a melhoria das condições em que se desenvolve a educação brasileira, numa perspectiva de comprometimento com um projeto de transformação social.
A formação teórica e prática a ser desenvolvida no curso deverão preparar esse profissional para a reflexão contextualizada sobre os problemas que despontam no ensino.
O perfil de nosso egresso, segundo nossos objetivos, visa ser o de um profissional que esteja aberto às mudanças e transformações e que saiba exercitar processos e habilidades cognitivas, que tenha se apropriado, durante a sua trajetória acadêmica, de competências que o tornem apto a enfrentar variadas situações de equipe e que se envolva de forma satisfatória nas diferentes experiências sociais e de trabalho, capaz de estar aberto às questões da convivência e participação em projetos coletivos e que seja sensível às questões postas pela diversidade e pela multiculturalidade.
Enfim, a Faculdade de Educação de Jaru pretende formar um profissional cuja atuação dirija-se à Educação do Homem Integral, na sua dimensão bio-psico-social, com ênfase nas relações de ensino, aprendizagem e pesquisa, dentro e fora do âmbito escolar. Pode-se, assim, detalhar o perfil do egresso com as seguintes características-habilidades:
a) Capacidade de raciocínio lógico e de desenvolvimento de análise e juízo crítico;
b) Domínio da linguagem oral e escrita, do erudito ao coloquial, como forma de inserção aos diversos ambientes sociais;
c) Consciência da importância da educação continuada para o exercício da profissão;
d) Capacidade de iniciativa e de interação na comunidade;
e) Visão holística, sistêmica e gerencial;
f) Postura ética, geral e profissional, com responsabilidade social;
g) Flexibilidade para lidar com inovações tecnológicas;
f) Visão global do cenário econômico e financeiro nacional e internacional, em que se insere a profissão;
g) Capacidade de participação em equipes multidisciplinares;
h) Atuar com docente em programas de graduação oferecidos pela UNICENTRO e outras IES da região.
Sob essa orientação, a instituição se apresenta como um espaço de formação e de informação, em que a aprendizagem de conteúdos, a formação de conceitos, o desenvolvimento de habilidades e competências e a avaliação das tarefas relevantes, favoreçam a formação pessoal e profissional do aluno, traduzindo-se em profissionais de qualidade, habilitados para além dos conhecimentos técnicos, conscientes do papel social da profissão, atuando como agentes de transformação das organizações e da sociedade.
Ao concluir sua formação, espera-se que o egresso possa refletir sobre sua prática, a partir do conhecimento apropriado, ao longo do curso, no contexto educativo onde está inserido.
Estas características têm sido alcançadas e confirmadas pelo alto índice de aprovação em concursos públicos, para atuação em escolas da rede municipal, estadual e federal de ensino, além de sua inserção em estabelecimentos privados de ensino.