logo_desktop
CONHEÇA O GRUPO O Grupo
  • Acessibilidade
  • A
  • A
  • A
  • Portal Educacional
Portal Educacional

O que está procurando?

Buscar

Conheça o grupo

Faça o Login

Usuário
Senha

Sobre o curso

Coordenador(a) Coordenador de curso


  • Modalidade Presencial
  • Tipo de curso Licenciatura
  • Duração 8 semestres

Atividades Acadêmicas

TCC

O trabalho de conclusão de curso se dispõe ao treinamento do acadêmico na investigação científica e na busca por informações corretas, servindo como ferramenta para auto gestão e auto avaliação do estudante.

Estágios

A vivência prática confere um diferencial na formação dos estudantes. Estágios extracurriculares são estimulados, seja na própria IES ou em outras instituições. Na grade curricular do curso de Ciências Biológicas existem 400 horas de estágio supervisionado obrigatório.

Atividades Complementares

Além da formação de base técnica, o aluno necessita de complementações durante a sua formação. Assim, são estimulados a participação em semanas acadêmicas, simpósios, congressos, além do curso dispor de projetos de extensão e científicos, favorecendo a formação de profissionais mais completos, com vivências diversificadas.

Atividades de extensão

As atividades de extensão ocorrem principalmente em Escolas da rede pública, no Centro Comunitário de Mariana, pertencente a FIMCA. Também a participações no projeto Castanheira, que é uma ação institucional semestral, multidisciplinar. Outros projetos acontecem com intuito de promover o compartilhamento do conhecimento científico sobre a diversidade de fauna e flora de Rondônia e região Amazônica.

Pesquisa

Os docentes são estimulados a realizar pesquisas de interesse regional e nacional. Atualmente há a participação de docentes grupos de pesquisa da instituição vinculados ao CNPq, bem como em outras instituições nacionais.

E PIBIC

Temos acadêmicos com bolsa de estudos em andamento, atuando em projetos e orientados por docentes.

Egressos

O que o aluno FIMCA pode esperar assim que ele se formar?

Nossos egressos poderão ser absorvidos em diversas atividades e locais. O Biólogo possui perfil generalista. Em Porto Velho e região de entorno a demanda por professores para atuarem na Educação Básica é constante, com vagas em escolas públicas e privadas. Nosso egresso ainda poderá atuar em atividades relacionadas ao diagnóstico, recuperação e conservação do meio ambiente através de consultorias, gestão, desenvolvimento de projetos, emissão de laudos, pareceres técnicos e assessoramento técnico-científico nas áreas das Ciências Biológicas.

Qual será o perfil do egresso depois de passar pelo FIMCA?

O perfil idealizado do egresso do Curso de Ciências Biológicas é o do Profissional com formação voltada para atuar multi e interdisciplinarmente, com capacitação para o exercício profissional, pesquisa e/ou ensino superior e adaptável a dinâmica do mercado de trabalho e às situações de mudança contínua do mesmo. O professor de biologia deverá ser capaz de desenvolver estratégias didáticas que favoreçam o desenvolvimento do conhecimento de forma crítica e autônoma, possibilitando integrar a dimensão pedagógica ao conhecimento cientifico formal. Ele deve ser capaz de organizar, participar e coordenar projetos e pesquisas científicas básicas, ou aplicadas, nos vários setores do ensino de ciências e biologia. Também compete ao egresso assessorar, orientar, dirigir, prestar consultoria, realizar perícias, emitindo e assinando laudos técnicos no âmbito de sua especialidade a empresas privadas ou ao setor público e outras entidades.

Onde ele poderá atuar?

Os egressos poderão ser absorvidos em diversas atividades e locais. Na região de Porto Velho e demais munícipios de Rondônia a demanda por professores para atuarem na Educação Básica é constante, com vagas em escolas públicas e privadas. O Biólogo também poderá trabalhar junto a empresas que atuem no cenário ambiental, participando de monitoramentos, consultorias, assessorias, projetos e atividades relacionadas a conservação e recuperação do meio ambiente. Além disso, diversos órgãos públicos apresentam vagas para Biólogos atuarem na gestão dos recursos naturais.

Coordenação e Corpo Docente

Sobre

  • Titulação: Mestre

Currículo

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Última atualização 08 de novembro de 2019

O que acontece no curso

Solicitar minha Inscrição

Nome
Seu melhor email
Celular