logo_desktop
CONHEÇA O GRUPO O Grupo
  • Acessibilidade
  • A
  • A
  • A
  • Portal Educacional
Portal Educacional

O que está procurando?

Buscar

Conheça o grupo

Faça o Login

Usuário
Senha

Sobre o curso

Coordenador(a) Myrna Lícia Gelle de Oliveira


  • Modalidade Presencial
  • Tipo de curso Bacharel
  • Duração 06 anos

Carreira

Compreende-se que ter formação generalista significa estar apto a diagnosticar e tratar a maioria dos problemas prevalentes do campo Médicos em cada região do país, com competência para lidar com indicadores epidemiológicos e qualitativos próprios da assistência às pessoas e promover as práticas de vigilância em saúde. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/ bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual como coletivo. Desse modo a formação do Médico deve se centrar nas necessidades individuais e coletivas da população que participa das ações e serviços de saúde, isto é, devem assegurar plena atenção às necessidades das pessoas.

Atividades Acadêmicas

Iniciação Científica

O Programa de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação é uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação nas universidades brasileiras em diversas áreas do conhecimento. Em geral, os estudantes que se dedicam a esta atividade possuem pouca ou nenhuma experiência em trabalhos ligados à Pesquisa Científica (daí o caráter de “Iniciação”) e representam o seu primeiro contato com tal prática. Os alunos têm o desenvolvimento de seus estudos acompanhados por um orientador.

Nesta etapa da prática universitária, o estudante-pesquisador exerce os primeiros momentos da pesquisa acadêmica, como a escrita acadêmica, a apresentação de resultados em eventos, a sistematização de ideias, a sistematização de referenciais teóricos, a síntese de observações ou experiências, a elaboração de relatórios e demais atividades envolvendo o ofício de pesquisador. Um aspecto muito importante da iniciação científica é a formação no campo ético. Um treinamento ético responsável e consistente durante a iniciação científica é uma das maiores contribuições para a formação dos futuros cientistas e cidadãos.

Ligas Acadêmicas

Ligas Acadêmicas são grupos de estudo formados por alunos, com o auxilio de um professor, para aprender mais sobre determinada especialidade médica, o que auxilia muito a descartar opções de residência e/ou especialização.

Monitorias

O monitor é responsável por dar apoio à dinâmica de ensino e aprendizagem de uma disciplina, como:

  • Tirar dúvidas dos alunos;
  • Orienta os estudantes ao longo das atividades propostas;
  • Participa de trabalhos e estudos em grupo;
  • Interage com o professor para apresentar andamento da turma;
  • Aprender como é a rotina acadêmica dos professores.

Estágios

De maneira geral, o internato acontece nos dois últimos anos do curso. Nesse momento os estudantes são divididos em pequenos grupos para que juntos, e auxiliados por profissionais experientes, entrem em contato com as principais atividades médicas. Os períodos do internato acontecem por meio de rodízios, para que os internos possam lidar com todas as grandes áreas da medicina.

Última atualização 26 de dezembro de 2022

Egressos

O Curso de Medicina da FIMCA visa formar profissionais, autônomos, reflexivos e capazes de desenvolver competências e habilidades que venham a contribuir na construção de um profissional apto para o mercado de trabalho atual e futuro. Em se tratando dos objetivos específicos, descreve-se adiante os mesmos detalhadamente:

  • Produzir, orientar e conduzir o conhecimento, para o mundo do trabalho e o exercício da cidadania.
  • Disponibilizar no mercado de trabalho profissionais éticos e competentes, orientados pelos preceitos legais e pedagógicos.
  • Organizar programas de apoio à continuidade de estudo em nível de pós-graduação para egressos.
  • Promover a realização de eventos para a ampliação de conhecimento e para a interlocução entre a comunidade interna e externa da IES.
  • Promover uma política de nivelamento para localizar os acadêmicos em seus conhecimentos prévios.
  • Criar possibilidades e eventos que contemplem a comunicação da IES com a comunidade externa, por meio dos serviços oferecidos.
  • Consolidar a política de acompanhamento e formação continuada do egresso.
  • Otimizar os recursos da IES em direção a melhoria das instalações físicas, equipamentos e processo pedagógico.
  • Contribuir para o desenvolvimento local e sustentável, em consonância com o que preceitua a legislação do Ensino Superior, em especial a LBD 9.394/1996, ao Decreto-lei 5296 de 2 de dezembro de 2004, que trata da acessibilidade, Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008, que trata da inclusão e contempla a formação do provo brasileiro e as leis ambientais.
Última atualização 28 de dezembro de 2022

Porquê na FIMCA

A FIMCA Jaru não trabalha com a concepção pedagógica tradicional. O currículo deve ser organizado por disciplinas integradas, em que os conteúdos apoiam numa organização flexível, num esforço de romper o caminho linear com foco em ensinar e aprender com significado, que implica em interações com caminhos diversos, percepção das diferenças, na busca constante de todos os envolvidos na ação de conhecer.

No curso de Medicina todas as ações ocorrem no sentido de romper com a perspectiva tradicional para a perspectiva construtivista, dialógica e crítica, em um modelo em que professor e aluno interagem no processo de ensino-aprendizagem, por meio de diferentes canais e procedimentos de ensino, visando que as aprendizagens se tornem significativas.

Nesta perspectiva o curso de Medicina adotou o Aprendizado Baseado em Casos (ABC) como método pedagógico, o qual vem se destacando como proposta metodológica que pode responder aos anseios de mudança curricular dos cursos de Medicina no País e no cenário mundial. Esse método vem sendo experenciado há mais de 30 anos.

O ABC é uma estratégia didática centrada no aluno, e trata-se de um método de eficiência comprovada por inúmeras pesquisas no campo da psicopedagogia e da avaliação do desempenho dos profissionais formados por esse método. Não se trata, portanto de um método experimental.

Evoluindo no sentido contrário do ensino tradicional, onde se apresentam os conteúdos em formas de roteiros pré-determinados, a aprendizagem baseada em problemas, surge como uma quebra de paradigma no ensino, levando os alunos a identificar suas reais necessidades de aprendizagem. O ABC visa fornecer aprendizagem eficaz ,onde haja aumento de retenção de informação e maior habilidade na aplicabilidade de conhecimento em contextos clínicos e, principalmente, no desenvolvimento de hábitos de aprendizado vitalício.

O aprendizado é um processo complexo; não acontece de forma linear, estrutura-se mediante realidades de conexão que cada sujeito faz, reelaborando associações singulares que se ampliam e ganham novos sentidos à medida que é capaz de desenvolver novas relações, envolver-se na resolução de problemas que esclarecem novas questões abrindo-se para aprendizagens mais complexas.

Solicitar minha Inscrição

Nome
Seu melhor email
Celular