logo_desktop
CONHEÇA O GRUPO O Grupo
  • Acessibilidade
  • A
  • A
  • A
  • Portal Educacional
Portal Educacional

O que está procurando?

Buscar

Conheça o grupo

Faça o Login

Usuário
Senha

Sobre o curso

Coordenador(a) Coordenador de curso


  • Modalidade Presencial
  • Tipo de curso Tecnólogo
  • Duração 6 semestres

Carreira

O profissional de Agronegócio define as estratégias que serão usadas durante toda a safra agrícola. Planeja a produção determinando os serviços necessários para a criação dos rebanhos ou para a produção agrícola, estabelece quantos funcionários serão contratados a cada safra, verifica os custos da produção e define o valor final do produto, buscando a melhor rentabilidade para o negócio. Também cuida da distribuição e da logística, além das negociações com o mercado internacional.

Atividades Acadêmicas

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Não é obrigatório

Estágio Curricular

O Estágio Supervisionado, no qual o acadêmico aprimorará seus conhecimentos e vivência profissional, é um dos componentes do currículo do Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio e prepara os discentes para o exercício profissional.

Através do estágio o discente tem a oportunidade de aplicar seus conhecimentos acadêmicos em situações da prática profissional clássica, possibilitando-lhe o exercício de atitudes em situações vivenciadas e dentro da concepção crítica, reflexiva e investigativa.

O estágio supervisionado é requisito obrigatório para obtenção do grau de Tecnólogo em Agronegócio e tem por objetivo oportunizar ao discente a aquisição de experiência, aplicando e ampliando os conhecimentos teóricos e práticos através do contato com o dia a dia de sua profissão.

Atividades Complementares

As atividades complementares são de cunho acadêmico-científico-cultural e são articuladas à formação. Essas atividades acontecerão por meio de participações dos acadêmicos em atividades complementares extraclasses as quais se configurem como extracurriculares e que demonstrem uma fundamentação acadêmico-científico-cultural, quer seja pela participação como ouvinte, ministrante ou co-participante em: simpósios acadêmico-científicos, congressos científicos e culturais, estágios em projetos dentro de sua área de formação os quais gerem um conhecimento adquirido que enriqueça a sua formação acadêmico-profissional.

Egressos

Os egressos do Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio da FIMCA Jaru devem adquirir durante seus estudos as seguintes habilidades e competências:

• Desenvolver metodologias adequadas à utilização das novas tecnologias de produção e gestão no agronegócio, baseadas no processo de construção do conhecimento;
• Ter capacidade na busca autônoma, na produção e na divulgação do conhecimento;
• Ter visão empreendedora, identificando, no mercado, demandas e ofertando soluções através de produtos e serviços;
• Compreensão da importância da constante atualização do conhecimento e acompanhamento dos avanços científicos e tecnológicos;
• Dominar conhecimentos na área de tecnologia que o capacite a avaliar, projetar, implantar e programar modificações nos principais processos de produção no agronegócio;
• Comprometer-se com a ética profissional voltada à organização democrática da vida em sociedade;
• Desenvolver habilidades para gestão do agronegócio em sintonia com o mercado globalizado, em atendimento ao mundo contemporâneo; Dialogar com a comunidade, visando à inserção de sua prática educativa desenvolvida no contexto social regional, em ações voltadas à promoção do desenvolvimento sustentável;
• Conhecer as relações políticas envolvendo o ambiente, comunidade e mundo globalizado;
• Buscar a garantia da qualidade de vida e compreender o exercício da cidadania nas relações interpessoais e profissionais;
• Acompanhar ou gerenciar as atividades de campo no que diz respeito à produção agrícola e pecuária;
• Produzir, conservar e comercializar, alimentos, fibras e produtos agropecuários;
• Participar e atuar em todos os segmentos das cadeias produtivas do agronegócio;
• Acompanhar as atividades da unidade industrial, desde a recepção da matéria prima, todos os processos subsequentes até a sua finalização;
• Auxiliar, avaliar e interpretar os procedimentos laboratoriais e analíticos;
• Interagir com outros profissionais da empresa, tais como: Engenheiros Agrônomos, Engenheiros Agrícolas, Zootecnistas e Médicos Veterinários e outros, auxiliando a implantação de projetos da empresa;
• Entender as transformações econômicas e como isso interfere na agroindústria;
• Buscar soluções junto aos setores da agropecuária;
• Avaliar e propor soluções do ponto de vista ambiental, minimizando os impactos ambientais;
• Manejar adequadamente os resíduos gerados;
• Compreender as necessidades gerenciais da empresa;
• Assumir pesquisas compromissadas com a difusão da tecnologia agropecuária;
• Executar projetos agropecuários;
• Assessorar, tecnicamente, projetos de pesquisas e de sistemas de produção agropecuária nas propriedades familiares;
• Controlar a qualidade dos produtos nas propriedades e nas agroindústrias familiares;
• Exercer atividades de docência, pesquisa, extensão e divulgação técnica no ensino superior;
• Enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, se adaptando às novas situações;
• Manter-se atualizado no processo contínuo de formação.

Última atualização 27 de dezembro de 2022

Porquê na FIMCA

O curso tecnólogo em Agronegócio da FIMCA Unicentro Jaru é um curso que estuda um dos mais importantes setores que compõem o PIB brasileiro, o agronegócio, e desta forma requer que os profissionais formados possuam uma visão interdisciplinar deste setor, pois mesmo que o agronegócio apresente participação significativa na geração de empregos e riqueza, ele também apresenta inúmeras questões controvérsias e que geram inúmeros tencionamentos na sociedade. Desta forma, discutir desenvolvimento sustentável, impactos ambientais, reforma agrária, legislação ambiental, a inserção da agricultura familiar nos mercados, bem como a sua reprodução social fazem com que os discentes necessitem de uma visão complexa, considerando que as questões tecnológicas e produtivas são importantes, mas não únicas. Isso exige um corpo docente múltiplo, que dialogue e baseie-se em diferentes áreas do conhecimento, entendendo diferentes formas na concepção deste conhecimento.

O que acontece no curso

Solicitar minha Inscrição

Nome
Seu melhor email
Celular