logo_desktop
CONHEÇA O GRUPO O Grupo
  • Acessibilidade
  • A
  • A
  • A
  • Portal Educacional
Portal Educacional

O que está procurando?

Buscar

Conheça o grupo

Faça o Login

Usuário
Senha

Sobre o curso

Coordenador(a) Coordenador de curso


  • Modalidade Presencial
  • Tipo de curso Bacharel
  • Duração 10 semestres

Carreira

Onde ele poderá atuar?

O campo de atuação do Cirurgião-Dentista é bastante amplo e as possibilidades de carreira profissional para o egresso do Curso de Graduação em Odontologia também são muito grandes. A abordagem do Curso é no sentido de formar o profissional, cirurgião-dentista, generalista, capacitado a exercer quaisquer atividades concernentes à profissão nesse nível de formação, a ingressar em cursos de pós-graduação, dedicar-se às atividades clínicas ou de pesquisa, empreender, ou mesmo seguir a docência.

Atividades Acadêmicas

TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma atividade obrigatória a ser exercida pelo acadêmico concluinte do Curso de Bacharelado em Odontologia. Deve ser desenvolvido com a ajuda de um professor orientador, sob a supervisão geral do Coordenador de Curso ou designado da coordenação.

O TCC deve obedecer ao regimento de TCC do Curso de Bacharelado em Odontologia da FIMCA e normas atualizadas da ABNT e, abordar um tema teórico ou teórico-prático relacionado ao Curso.

Estágios

O Estágio Supervisionado do Curso visa contemplar uma prática profissionalizante de qualidade que otimize as habilidades técnicas e a aplicação prática dos conceitos e fundamentos aprendidos em aulas teóricas, com uma postura ética diante do trabalho.

O Estágio é uma atividade profissional desenvolvida em situação real sob supervisão de profissional qualificado; objetiva oferecer uma formação básica pluralista, discurso epistemológico, teórico e ético, rigoroso, e a inserção do aluno na realidade sociocultural imediata.

Atividades Complementares

Atividades Complementares são todas e quaisquer atividades constituintes das áreas de ensino, extensão e pesquisa, cuja finalidade é possibilitar a flexibilização curricular dos cursos de Graduação. Elas visam, portanto, à complementação do processo de ensino-aprendizagem, aceita para compor o plano de estudos dos cursos, objetos deste processo.

Atividades de extensão

As atividades de extensão aproximam o curso de Bacharelado em Odontologia da comunidade a partir de ações educativas e de atendimentos ofertados à população pelos alunos e um ou mais professores supervisores/orientadores dessa ação e, contribuem para que o aluno perceba a importância social de sua profissão e dimensione as demandas e possibilidades de atuação relacionadas com sua área de formação. Levam à sociedade recursos, revelando a preocupação da Instituição em servir à comunidade onde está inserida. Servem aos alunos que aprendem as técnicas profissionais e recebem formação humanística essencial ao profissional destes novos tempos. São ações que surgem para aprimorar as atividades didáticas, atendimentos, estudos que beneficiam a população e que criam campos de aprendizado prático.

Pesquisa

A pesquisa científica contribui para o amadurecimento científico do aluno e sua inserção no processo de revisão/contestação de pressupostos e produção de novos conhecimentos, a compreensão de como os referenciais teóricos foram e são gerados e atualizados, o avanço e novas descobertas da área através da produção científica e sua divulgação em meios/canais específicos, um diferencial na formação acadêmica desse aluno. Diferentes delineamentos de pesquisa podem ser desenvolvidos, desde relatos de caso até estudos de coorte ou pesquisas de PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação), incentivando o intercâmbio e as colaborações. Nesse sentido, dada a escassez de dados epidemiológicos e a realidade do município de Porto Velho e de todo Estado de Rondônia e da região Norte do Brasil, projetos de pesquisa-ação e estudos epidemiológicos se fazem importantes e necessários.

E PIBIC

As iniciativas em Pesquisa Científica da FIMCA decorrem de um trabalho em parceria com a Associação Educacional e Assistencial Dr. Aparício Carvalho de Moraes (AEAACM), associação sem fins lucrativos. A AEAACM está registrada no Diretório de Instituições do CNPq (DI/CNPq), o que possibilitou a abertura de Edital para Cadastro dos Grupos de Pesquisa no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq (DGP/CNPq). Até o momento, há seis grupos cadastrados. A Instituição foi contemplada com bolsas de iniciação científica pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Diante do quantitativo inicial de bolsas cedido pelo CNPq, houve a contrapartida da Instituição com um quantitativo de bolsas internas, além de um Edital de Fomento à Pesquisa Científica, também interno. Dessa forma, dentro do curso de Odontologia dois alunos foram contemplados com as bolsas CNPq. A iniciação científica, além de contribuir com pesquisa e informações que são escassas para a região Norte, ainda possibilitam ao aluno uma grande porta de entrada nos cursos de pós-graduação stricto sensu.

Egressos

O que o aluno FIMCA pode esperar assim que ele se formar?

O aluno estará preparado para o mercado de trabalho, sendo capaz de atingir sua independência financeira com a possibilidade de empreender (clínicas e consultórios) e realizar concursos públicos. Além disso, o aluno poderá realizar cursos de especialização (23 especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Odontologia) ou iniciar sua carreira como docente.

Qual será o perfil do egresso depois de passar pelo FIMCA?

O perfil do egresso do Curso de Graduação em Odontologia tem como eixo norteador o compromisso com a saúde, com a atualização, com a capacidade de comunicação, liderança e gestão e, ainda com a ética e a cidadania.

O perfil do egresso em Odontologia, deve contemplar:

Profissional, cirurgião-dentista, generalista, humanista, crítico e reflexivo, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor técnico e científico. Deve estar capacitado ao exercício da profissão na prevenção e tratamento relacionados com a saúde bucal da população, pautado em princípios éticos, legais e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade;

Profissional, cirurgião-dentista, com as competências necessárias para ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo, dentro dos mais altos padrões de qualidade e pautado em princípios éticos e de bioética;

Profissional, cirurgião-dentista, com raciocínio lógico, interpretativo e analítico para identificar e tomar condutas adequadas, baseadas em evidências científicas;

Profissional, cirurgião-dentista, capaz de se comunicar (de forma verbal ou não-verbal) e de interagir com profissionais de saúde, áreas correlatas e o público em geral, com base no hábito da leitura, na interpretação e qualidade da escrita de textos, científicos ou não, e no domínio de pelo menos 1 (uma) língua estrangeira;

Profissional, cirurgião-dentista, capaz de exercer liderança, compreender e respeitar a hierarquia, atuar em equipes multiprofissionais, de administrar e gerenciar com o máximo de eficácia eficiência, sempre tendo em vista o bem-estar da comunidade;

Profissional, cirurgião-dentista, consciente da necessidade do contínuo aprimoramento de suas competências e habilidades profissionais.

Coordenação e Corpo Docente

Sobre

  • Titulação: Mestre

Currículo

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Última atualização 08 de novembro de 2019

O que acontece no curso

Solicitar minha Inscrição

Nome
Seu melhor email
Celular