logo_desktop
CONHEÇA O GRUPO O Grupo
  • Acessibilidade
  • A
  • A
  • A
  • Portal Educacional
Portal Educacional

O que está procurando?

Buscar

Conheça o grupo

Faça o Login

Usuário
Senha

Sobre o curso

Coordenador(a) Coordenador de curso


  • Modalidade Presencial
  • Tipo de curso Licenciatura
  • Duração 8 semestres

Carreira

O curso Pedagogia tem por objetivo habilitar profissionais para o exercício das funções do magistério na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na Educação de Jovens e Adultos, em áreas de serviços de apoio e gestão escolar como também atuar em outras áreas nas quais sejam necessários os conhecimentos pedagógicos. O perfil do profissional que se pretende formar, no Curso de Pedagogia da Faculdade Metropolitana, contempla um conjunto de competências necessárias à construção de conhecimentos, de posturas éticas, de análises críticas e de práticas pedagógicas que possam assegurar, aos graduandos, uma eficiente atuação enquanto futuros educadores. Sua postura deverá basear-se em uma proposta de trabalho que busque reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais e afetivas de seus futuros educandos, nas relações individuais e coletivas.

Objetivos Específicos:

  • Oferecer uma sólida formação para a docência nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental.
  • Propiciar a habilitação de profissionais pautada por princípios da ética democrática: dignidade humana, justiça, respeito mútuo, participação, responsabilidade, diálogo e solidariedade, atuando como profissionais e como cidadãos.
  • Oferecer aos estudantes referenciais teóricos básicos e técnico-pedagógicos, para que possam se tornar verdadeiros agentes transformadores do processo educacional brasileiro, em suas diferentes modalidades: Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental, Educação de jovens e adultos, Apoio e Gestão Escolar;
  • Estimular a articulação entre o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, objetivando ampliar a formação dos educadores, tornando-os capazes de atender às diferentes demandas sociais e situações diversas;
  • Promover a formação de participação coletiva e cooperativa na elaboração, gestão, desenvolvimento e avaliação do projeto educativo e curricular da escola, atuando em diferentes contextos da prática profissional além da sala de aula.
  • Promover uma prática educativa que leve em conta as características dos alunos e da comunidade; os temas e necessidades do mundo social; os princípios, prioridades e objetivos do projeto educativo e curricular.
  • Possibilitar ao aluno o desenvolvimento de habilidades para criar, planejar, realizar e avaliar situações didáticas eficazes para a aprendizagem, utilizando o conhecimento adquirido das temáticas sociais transversais do currículo escolar, bem como das respectivas didáticas das disciplinas ministradas.
  • Desenvolver, com os graduandos, um vasto repertório de saberes e habilidades que contemplem a pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos, os princípios da interdisciplinaridade, da contextualização, da democratização, da pertinência e relevância social e ética, da sensibilidade afetiva e estética;
  • Conscientizar os estudantes de Pedagogia para que possam promover a aprendizagem nas diferentes fases do desenvolvimento humano e em diversos níveis do processo de educação;
  • Possibilitar o exercício de práticas educativas humanitárias que repudiem as injustiças e a exclusão social.
    Habilidades e Competências;
  • Busca-se, assim, no Curso de Pedagogia da Faculdade Metropolitana, a formação de um profissional com competência para considerar, compreender, envolver-se e comprometer-se na solução de problemas com os quais se defronta, ou seja, um profissional que cria e recria sua atuação, num processo interativo, a cada novo desafio que encontra nas situações da prática pedagógica do seu cotidiano escolar, percebendo e desenvolvendo os conteúdos interdisciplinarmente.
  • Portanto, pretende-se que ao final do curso de pedagogia da faculdade Metropolitana o aluno tenha a capacidade de assumir a elaboração do seu saber, e que se apresente a comunidade um profissional com amplo domínio dos conteúdos do 1º ao 5º ano e de suas respectivas metodologias para a o exercício na Educação Infantil, como também dos conteúdos gerais e dos fundamentos da educação, sendo comprometido com o seu processo de formação continuada, tendo a pesquisa incorporada ao seu princípio educativo. A criatividade seja parceira, renovando sempre suas práticas pedagógicas por meio das tecnologias e multimeios e consciente do papel da escola e do educador, inserindo-se neste contexto como transformador social.

Habilidades e Competências

  • Busca-se, assim, no Curso de Pedagogia da Faculdade Metropolitana, a formação de um profissional com competência para considerar, compreender, envolver-se e comprometer-se na solução de problemas com os quais se defronta, ou seja, um profissional que cria e recria sua atuação, num processo interativo, a cada novo desafio que encontra nas situações da prática pedagógica do seu cotidiano escolar, percebendo e desenvolvendo os conteúdos interdisciplinarmente.
  • Portanto, pretende-se que ao final do curso de pedagogia da faculdade Metropolitana o aluno tenha a capacidade de assumir a elaboração do seu saber, e que se apresente a comunidade um profissional com amplo domínio dos conteúdos do 1º ao 5º ano e de suas respectivas metodologias para a o exercício na Educação Infantil, como também dos conteúdos gerais e dos fundamentos da educação, sendo comprometido com o seu processo de formação continuada, tendo a pesquisa incorporada ao seu princípio educativo. A criatividade seja parceira, renovando sempre suas práticas pedagógicas por meio das tecnologias e multimeios e consciente do papel da escola e do educador, inserindo-se neste contexto como transformador social.

Egressos

É objetivo da Faculdade de Educação de Jaru que o egresso de seu curso de Pedagogia receba uma formação profissional que o torne capaz, principalmente, de contribuir para a melhoria das condições em que se desenvolve a educação brasileira, numa perspectiva de comprometimento com um projeto de transformação social.

A formação teórica e prática a ser desenvolvida no curso deverão preparar esse profissional para a reflexão contextualizada sobre os problemas que despontam no ensino.

O perfil de nosso egresso, segundo nossos objetivos, visa ser o de um profissional que esteja aberto às mudanças e transformações e que saiba exercitar processos e habilidades cognitivas, que tenha se apropriado, durante a sua trajetória acadêmica, de competências que o tornem apto a enfrentar variadas situações de equipe e que se envolva de forma satisfatória nas diferentes experiências sociais e de trabalho, capaz de estar aberto às questões da convivência e participação em projetos coletivos e que seja sensível às questões postas pela diversidade e pela multiculturalidade.

Enfim, a Faculdade de Educação de Jaru pretende formar um profissional cuja atuação dirija-se à Educação do Homem Integral, na sua dimensão bio-psico-social, com ênfase nas relações de ensino, aprendizagem e pesquisa, dentro e fora do âmbito escolar. Pode-se, assim, detalhar o perfil do egresso com as seguintes características-habilidades:

a) Capacidade de raciocínio lógico e de desenvolvimento de análise e juízo crítico;
b) Domínio da linguagem oral e escrita, do erudito ao coloquial, como forma de inserção aos diversos ambientes sociais;
c) Consciência da importância da educação continuada para o exercício da profissão;
d) Capacidade de iniciativa e de interação na comunidade;
e) Visão holística, sistêmica e gerencial;
f) Postura ética, geral e profissional, com responsabilidade social;
g) Flexibilidade para lidar com inovações tecnológicas;
f) Visão global do cenário econômico e financeiro nacional e internacional, em que se insere a profissão;
g) Capacidade de participação em equipes multidisciplinares;
h) Atuar com docente em programas de graduação oferecidos pela UNICENTRO e outras IES da região.

Sob essa orientação, a instituição se apresenta como um espaço de formação e de informação, em que a aprendizagem de conteúdos, a formação de conceitos, o desenvolvimento de habilidades e competências e a avaliação das tarefas relevantes, favoreçam a formação pessoal e profissional do aluno, traduzindo-se em profissionais de qualidade, habilitados para além dos conhecimentos técnicos, conscientes do papel social da profissão, atuando como agentes de transformação das organizações e da sociedade.

Ao concluir sua formação, espera-se que o egresso possa refletir sobre sua prática, a partir do conhecimento apropriado, ao longo do curso, no contexto educativo onde está inserido.

Estas características têm sido alcançadas e confirmadas pelo alto índice de aprovação em concursos públicos, para atuação em escolas da rede municipal, estadual e federal de ensino, além de sua inserção em estabelecimentos privados de ensino.

Coordenação e Corpo Docente

Sobre

  • Titulação: Mestre

Currículo

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Última atualização 08 de novembro de 2019

O que acontece no curso

Solicitar minha Inscrição

Nome
Seu melhor email
Celular