logo_desktop
CONHEÇA O GRUPO O Grupo
  • Acessibilidade
  • A
  • A
  • A
  • Portal Educacional
Portal Educacional

O que está procurando?

Buscar

Conheça o grupo

Faça o Login

Usuário
Senha

Sobre o curso

Coordenador(a) Coordenador de curso


  • Modalidade Presencial
  • Tipo de curso Tecnólogo
  • Duração 8 semestres

Carreira

O mercado de trabalho para assistentes sociais vem sendo gradativamente ampliado nos últimos anos no Brasil. A atuação do Assistente Social se dá tanto no serviço público, quanto em empresas privadas e organizações não governamentais. Também pode ser um Empreendedor montando sua própria empresa de Prestação de Serviços de Consultoria. Pode ser também um Empreendedor Social.

Na área da  Saúde

Ministério da Saúde, Secretarias estaduais e municipais de saúde, Hospitais, Clínicas, Centros de saúde, CAPS, etc.

Na área da Assistência Social

Ministério do Desenvolvimento Social, Secretaria Nacional de Direitos Humanos, Secretarias Estaduais e Municipais de Assistência e Desenvolvimento Social, Centros de Referencias em Assistência Social – CRAS e CREAS, Abrigos, Serviço de Abordagem, Vigilância Socioassistencial, Restaurante Popular, Centros de Convivência do Idoso, do Deficiente, da Criança e do Adolescente, Política de Habitação, da Mulher, da Igualdade Racial, LGBT, etc.

Na área Sóciojurídico

Presídios, Ministério Público, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, Unidades de Internação de Adolescentes, Tribunal de Contas, Tribunal Eleitoral, Ministério Público do Trabalho.

Na área da Segurança Pública

Marinha, Aeronáutica, Exército, Polícia Militar, Policia Federal, Polícia Civil, Delegacias, etc.

Na área da Educação

Universidades e Institutos Federais, Escolas Públicas e Privadas, Faculdades Particulares, etc.

Na área da Previdência Social

INSS, Institutos de Previdência Estadual e Municipal.

Nas ONGS

Sindicatos, Institutos, Associações, Fundações, Movimentos Sociais.

Empresas Privadas

Indústrias, Sistema S, Construção Civil, Projetos de responsabilidade social de grandes empresas.  Atua também em Organizações Internacionais.

Atividades Acadêmicas

São desenvolvidas Atividades Complementares no curso de Serviço Social que contribuem para a formação profissional como:

  • Mostras Científicas, com Projetos dos alunos sob orientação dos Professores;
  • Participação em grupos de estudo e projetos de pesquisa coordenados por professores do curso;
  • Semanas Acadêmicas, com conferências, simpósios, seminários, exposições e atividades similares, na área do curso ou em área afim;
  • Gincanas do Conhecimento, com integração dos alunos de todas as turmas.

TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) integra o processo de aprendizagem configurando-se como uma atividade acadêmica essencial para a consolidação dos conhecimentos dos estudantes do Curso de Serviço Social.

Realizado por duplas de alunos, o TCC é um trabalho de natureza monográfica, caracterizando-se como um trabalho científico, devendo referir-se a um tema relacionado à profissão de Serviço Social voltado prioritariamente à realidade estadual e regional, possibilitando ao aluno vivenciar um processo de reflexão, sistematização e síntese dos conhecimentos adquiridos no Curso.

Em todo o Processo de construção do TCC, as duplas de alunos recebem orientações de Professores especialistas nas temáticas escolhidas pelos alunos.

Estágio Curricular

Este é um dos grandes diferenciais do Serviço Social da FIMCA.

Aqui a Faculdade é que faz a abertura dos Campos de Estágio e mantemos Convênios com diversos órgãos públicos e outras entidades que são áreas de atuação do Assistente Social.

O Aluno não precisa sair a busca de campo de estágio, a Coordenação do Curso faz a inserção do Aluno de acordo com as áreas de atuação que aluno mais se identifica.

O Estágio Supervisionado compreende uma atividade acadêmica obrigatória, integrante do processo de aprendizagem e desenvolvido concomitante a formação universitária, tendo como eixos orientadores três fases metodológicas: conhecer e compreender; compreender e propor; propor e agir.

É uma oportunidade para o estudante experienciar o exercício do trabalho profissional, aproximando-se das áreas de intervenção.

Trabalha-se dentro dos dispositivos legais mantendo as Supervisões de Campo por meio dos Assistentes Sociais das Instituições e Supervisão Acadêmica por meio de Professores da FIMCA, assim o aluno tem a oportunidade de maior aprendizagem por meio do exercício da teoria com a pratica cotidiana profissional

As Disciplinas de Estágio Supervisionado I,II, III, e IV, ocorrerão a partir do 5º período do Curso, e constituem-se em um momento privilegiado de relação teoria-prática, a partir do processo desencadeado nas demais disciplinas do Curso.

Projetos de Extensão

Na área de Saúde Mental

Projeto Metamorfose Ambulante, desenvolvido junto as Comunidades Terapêuticas de Porto Velho

Na área de Desenvolvimento de Comunidade

Projeto DesenvolVER, junto a Comunidade Vila Princesa, desenvolvendo ações de Assessoria para  Associação de Moradores, Trabalhos com estudantes e Trabalhos de inclusão produtiva com as Mulheres.

Na área da Educação

Projeto Florescer, desenvolvido junto as Escolas Estaduais de Ensino Médio do entorno do Bairro Mariana, com ações com os alunos, famílias e professores.

Egressos

Perfil do Egresso

O Assistente Social formado na FIMCA é um Profissional dotado de formação intelectual generalista crítica, com capacidade de inserção criativa e propositiva, no conjunto das relações sociais, atuando nas expressões da questão social, formulando e implementando propostas para seu enfrentamento, por meio de políticas sociais públicas, empresariais, de organizações da sociedade civil e movimentos sociais.

Profissional comprometido com os valores e princípios éticos da sociabilidade humana.

O que o aluno formado pode esperar

O mercado de trabalho está em ampla expansão para os Assistentes Sociais, diversas oportunidades se apresentam nas mais diversas áreas de atuação e estudando na FIMCA o profissional estará pronto para ser inserido nesse amplo mercado desenvolvendo suas habilidades e competências específicas.

Assim que se forma o aluno sai preparado para o mercado do trabalho com Competências e Habilidades para:

  1. Planejar, executar e implementar políticas sociais de acordo com as demandas locais oriundas da administração pública direta ou indireta, empresas, entidades e organizações populares;
  2. Elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas, projetos e serviços que sejam do âmbito de atuação do Serviço Social com participação da sociedade civil;
  3. Atuar em equipes multidisciplinares e interdisciplinares e intersetoriais.
  4. Propor e coordenar eventos técnicos;
  5. Mediar, através do diálogo, relações interpessoais e coletivas;
  6. Encaminhar providências, e prestar orientação social a indivíduos, grupos e população usuária dos serviços nos quais o profissional atua;
  7. Planejar, orientar e realizar pesquisas para a produção de conhecimento que subsidiem a formulação de políticas e ações profissionais;
  8. Planejar, organizar e administrar benefícios e serviços sociais;
  9. Fortalecer as ações integradas que possibilitem a participação da população nas decisões institucionais;
  10. Viabilizar o acesso à informação e traçar estratégias de consolidação dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade;
  11. Prestar assessoria e apoio aos movimentos sociais em matéria relacionada a políticas sociais, no exercício e na defesa dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade.

Coordenação e Corpo Docente

Sobre

  • Titulação: Mestre

Currículo

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Última atualização 30 de agosto de 2019

Porquê na FIMCA

O Curso de Serviço Social da FIMCA foi implementado compreendendo o contexto contemporâneo como resultante de alterações nas relações econômico-sociais, políticas e culturais, as quais geram constantes demandas ao profissional Assistente Social.

O PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO – PPC, estruturou seu percurso formativo sustentado no tripé dos núcleos da formação profissional básica previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais que são:

  1. O Núcleo de fundamentos teórico-metodológicos da vida social
  2. O Núcleo de fundamentos da formação sócio-histórica da sociedade brasileira
  3. O Núcleo de fundamentos do trabalho profissional

Objetivos do Curso

Formar profissionais de Serviço Social generalistas, habilitados a investigar e intervir na realidade social, considerando as dimensões históricas, políticas, econômicas, culturais e ambientais e as particularidades sócio-espaciais das coletividades, na perspectiva interdisciplinar e fundamentando-se nos referenciais teórico-metodológicos, técnico-operativos e ético-políticos do Serviço Social.

O curso oferece flexibilidade curricular e autonomia intelectual, possibilitada por um currículo com atividades complementares e outras atividades teórico-práticas que permitem ao aluno trilhar a trajetória acadêmica de acordo com interesses específicos e particulares, buscando uma formação de acordo com aptidões próprias.

O que acontece no curso

Solicitar minha Inscrição

Nome
Seu melhor email
Celular