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Sobre o curso

Coordenador(a) Mykael Armando Miquelini


  • Modalidade Presencial
  • Tipo de curso Bacharel
  • Duração 10 semestres

Carreira

  • Formar cidadãos e profissionais autônomos, reflexivos e capazes de desenvolver competências e habilidades que venham a contribuir na construção de um profissional apto para o mercado de trabalho atual e futuro;
  • Formar cidadãos, profissionais na área de conhecimento da engenharia civil, com visão global, critica e humanística, aptos para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira;
  • Estimular o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo;
  • Possibilitar o conhecimento de novas tecnologias de comunicação, informação e construção, que permitam o desenvolvendo de competências e habilidades que favoreçam um posicionamento competitivo no mercado de trabalho;
  • Incentivar o trabalho de pesquisa e a investigação científica, visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, possibilitando, desse modo, uma integração mais harmônica do homem ao meio em que vive;
  • Suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento profissional e possibilitar a sua concretização;
  • Sensibilizar para o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os locais, os regionais e os nacionais;
  • Estabelecer com a sociedade uma relação de reciprocidade através de diversos mecanismos, tais como a prestação de serviços especializados;
  • Promover a extensão à sociedade das pesquisas científica e tecnológica geradas na instituição, visando à difusão das conquistas e os benefícios resultantes das mesmas;
  • Estender à comunidade, em forma de cursos, conferências e publicações, os resultados dos estudos e das pesquisas científicas que realiza, como prestação de serviços à comunidade;
  • Conscientizar seus alunos em relação aos problemas ecológicos, a fim de que se tornem proativos participantes na batalha da preservação do ambiente como garantia do bem-estar do Homem.
  • Incentivar o desenvolvimento de uma visão crítica por parte do discente, considerando-o como sujeito ativo do processo de aprendizagem, e valorizando a ética nas relações pessoais e profissionais;
  • Incentivar as atitudes de liderança, promovendo uma cultura favorável à aceitação do novo, procurando desenvolver a da capacidade criativa, a capacidade de comunicação oral e escrita, e privilegiando o estudo e demais atividades em grupos;
  • Manter atualizados os conteúdos curriculares, integrar vertical e horizontalmente os conteúdos das diversas disciplinas, e incentivar a participação do corpo discente e docente na gestão colegiada do curso.

Atividades Acadêmicas

TCC

Os Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC tem o objetivo de integrar e consolidar as habilidades teóricas e experimentais adquiridas nos cursos de Engenharia. Como resultado parcial desta atividade acadêmica, espera-se que o aluno selecione estratégias e otimize soluções para os problemas pertinentes à sua área de formação, considerando seus aspectos científicos, tecnológicos, econômicos, ambientais e éticos. A coordenação do TCC, as coordenações dos cursos e os docentes envolvidos nos Trabalhos de Conclusão de Curso apoiam e orientam os alunos a atingirem com sucesso os objetivos de seus projetos, com base em uma abordagem de trabalho em equipe, integração e inovação.

Estágio

O Estágio tem como objetivo permitir que o aluno ganhe experiência prática em sua área de estudo, complementando sua formação profissional, desenvolvendo habilidades e atitudes, bem como aplicando conceitos teóricos em situações reais. É também ferramenta para inserção no mercado de trabalho. Por essa razão, recomenda-se que o aluno busque oportunidades de estágio em organizações que utilizem tecnologia atualizada e permitam sua posterior efetivação.

Atividades Complementares

O currículo acadêmico universitário deve ir além das atividades convencionais de sala de aula. Deste modo, as atividades complementares são um componente curricular obrigatório que proporcionam uma formação social, cultural e profissional ainda mais abrangente aos futuros engenheiros.

Seu foco principal é complementar a formação do discente, enriquecendo seu conhecimento teórico-prático ao realizar atividades fora dos programas das disciplinas previstas na grade do curso, as quais poderão estar relacionadas às três dimensões do ensino acadêmico que são: a pesquisa, o ensino e a extensão.

Pesquisa e Extensão

Os projetos integradores são atividades idealizadas com diversos intuitos, alguns deles são:

  • realizar a integração dos alunos de diversos cursos e etapas para promover a troca de conhecimento;
  • despertar a curiosidade e a vontade de aprendizado do aluno, diminuindo o índice de evasão do curso;
  • aproximar o aluno da sua futura área de atuação;
  • fazer com que o aluno perceba a importância de todas as matérias estudadas ao longo do curso e como todas elas são interligadas no dia a dia da sua profissão;
  • estimular o protagonismo estudantil através de atividades práticas e teóricas onde os alunos acabam, por muitas vezes, aprendendo uns com os outros e de maneira descomplicada/divertida;
  • entre outros.

Egressos

A concepção, os objetivos e o currículo do Curso de Engenharia Civil da Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA, devem conduzir à formação de um profissional com conhecimentos, sólidos, inovador e atualizados capaz de promover o desenvolvimento de competências e habilidades do aluno, em consonância com o Art. 3º da Resolução CNE/CES nº 11, de 11 de março de 2002, publicado no Diário Oficial da União de 9 de abril de 2002. Seção 1, p. 32, que Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia, explicita que o formando egresso/profissional da engenha deverá ter como perfil sólida formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.

O Engenheiro Civil formado pela Faculdades Integradas Aparício Carvalho terá uma sólida formação, técnico-científica e profissional, generalista, com uma performance crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, estando apto para analisar e desenvolver o conhecimento adquirido ao longo do curso. Deverá ser capaz para atuar no mercado de trabalho, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade. Dispor de entendimento para utilizar as novas ferramentas de trabalho, onde competências e habilidades passam pelo domínio da computação e avançadas tecnologias de projeto, minimizando perdas e custos, e fazendo o correto uso de materiais e sistemas construtivos, tendo em vista a melhor concepção, planejamento, análise, construção, operação e manutenção das estruturas civis. Com intenso conhecimento da área estrutural, e das capacidades dos materiais e sistemas, devem ser capazes de avaliar e propor soluções inovadoras para a Engenharia Civil.

Estes profissionais deverão estar aptos ainda a ocupar cargos de gestão e coordenação junto a instituições públicas ou privadas, bem como se dedicar a decisões, onde os aspectos relacionados à gestão organizacional, segurança e gestão ambiental serão fortalecidos. Além disso, o egresso do curso de Engenharia Civil da Faculdades Integradas Aparício Carvalho será um profissional com sensibilidade e conhecimento prévio para identificar as necessidades no contexto em que estiver inserido, para poder colaborar na correção das distorções e carências habitacionais, regionais e nacionais, levando em consideração o emprego dos materiais reciclados e renováveis, podendo contribuir para o desenvolvimento de novos materiais e técnicas construtivas limpas e sustentáveis.

Com essa visão é que se delineia o perfil do profissional que o curso pretende formar, os valores e atividades, as habilidades e competências. Além dos conhecimentos prioritariamente técnicos, é ideal que o engenheiro civil tenha consciência dos aspectos humanísticos, sociais, éticos e ambientais envolvidos na sua ação.

Com este perfil, o curso atenderá ao que preceitua as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Engenharia Civil em relação às competências e habilidades propostas:

  • Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à Engenharia Civil;
  • Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos;
  • Identificar, formular e resolver problemas de engenharia;
  • Projetar e conduzir experimentos e interpretar os resultados;
  • Gerir, planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços no âmbito da Engenharia Civil;
  • Desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas;
  • Avaliar criticamente ordens de grandeza e significância de resultados numéricos;
  • Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica e atuar em equipes multidisciplinares;
  • Compreender e aplicar a ética nas relações sociais e profissionais;
  • Avaliar o impacto das atividades da Engenharia Civil no contexto social e ambiental;
  • Avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia;
  • Efetuar vistoria, perícia, avaliação, monitoramento, laudo e parecer técnico;
  • Assumir a postura de permanente busca de atualização profissional.

O egresso do Curso de Engenharia Civil da FIMCA contempla o conteúdo pedagógico necessário à formação profissional do Engenheiro, no que tange a desenvolver, incentivar e revelar as competências e habilidades dispostas no Art. 3º e Art. 4º da Resolução CNE/CES nº 11, de 11 de março de 2002, que Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Engenharia.

Última atualização 01 de julho de 2024

Porquê na FIMCA

O Curso de Graduação em Engenharia Civil da FIMCA Jaru, visa formar profissionais de nível superior generalistas com competências e habilidades necessárias para projetar, executar e administrar empreendimentos com a visão humanística, se integrando ao contexto social e econômico da região em que está inserido. Um profissional crítico e reflexivo, ético comprometido com a sua formação acadêmico-profissional, garantindo-lhes a apropriação e construção integrada e ativa de conhecimentos de engenharia de construção, possibilitando o desenvolvimento intelectual, cultural, ético e o aprofundamento de conhecimentos científicos no campo da engenharia civil.

Matriz Curricular

A estruturação e planejamento curricular do curso de graduação em Engenharia Civil, é resultado da reflexão sobre sua concepção, objetivos, perfil do egresso e o atendimento à legislação vigente que trata das diretrizes curriculares nacionais para o referido curso. Também foram consideradas as características especiais do profissional que se pretende formar.

A visão global da matriz curricular é de que as disciplinas se complementam e estão integradas de modo que os programas deverão propiciar a análise, explicação e reflexão do conteúdo da disciplina. Desse modo, o pressuposto da organização curricular é a permanente abordagem de conteúdos organizados de forma sistemática, onde a metodologia e as interfaces com a realidade trarão a flexibilidade e atualização, assegurando padrões de qualidade na formação do bacharel em Engenharia Civil.

Na elaboração da estrutura curricular, procurou-se considerar as afinidades entre os conteúdos ofertados a cada semestre, de sorte que a formação do aluno ocorra de maneira gradual e integrada.

É por meio do ensino teórico/profissionalizante e prático que a IES proporciona aos alunos uma clara visão de funcionamento do mercado de trabalho. As atividades curriculares procuram realçar ainda a formação humanista do aluno de forma a criar condições concretas para que no exercício o profissional esteja atento à característica social de seu trabalho e às constantes mutações sofridas pelas áreas das Engenharias, especialmente aquelas atinentes à tecnologia.

Corpo Docente

O corpo docente do Curso de Graduação em Engenharia Civil da Faculdades Integradas Aparício Carvalho possui titulação e capacitação diretamente relacionadas com as unidades curriculares propostas, bem como contribui para a formação do perfil do egresso, com suas competências e habilidades. O corpo docente do Curso é constituído de professores que reúnem qualidades de educadores, pesquisadores e profissionais de mercado e que assumem o compromisso de respeitar os princípios e os valores institucionais. O quadro docente do Curso é constituído por professores Doutores, Mestres e Especialistas.

O que acontece no curso

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